O objetivo desta conferência anual é ser um momento de partilha de ideias e experiências na área da Microfinança e responder a questões como: Que desafios e oportunidades para a Microfinança? Em que medida a Microfinança, em geral, e o Microcrédito, em particular, podem contribuir para dar resposta à criação de emprego? Qual o verdadeiro impacto da Microfinança para a vida dos empreendedores?
São esperados mais de 300 participantes de todo o Mundo, incluindo membros da EMN, representantes das instituições da UE, instituições de financiamento, e outros representantes das entidades que atuam neste setor. Uma oportunidade única para troca de experiências, conhecimento, avaliação e partilha procurando aproximar a Microfinança da atual realidade dos microempreendedores.
A Microfinança pode e deve desempenhar um importante papel na capacitação social e financeira dos seus destinatários. Concretamente o microcrédito é um instrumento privilegiado para a criação de emprego e revitalização do tecido empresarial.
O Microcrédito destina-se a pessoas sem acesso a crédito pela banca tradicional e que preencham dois requisitos fundamentais: terem uma boa ideia de negócio e perfil de empreendedor. Aqui incluem-se desempregados ou pessoas em situação de emprego precário, reformados, imigrantes, estudantes ou jovens licenciados à procura do primeiro emprego Para estas pessoas o Microcrédito é uma janela de oportunidade que lhes permite criar o seu meio de sustento e dar vida aos seus projetos.