Ao fim de três dias de apresentações e painéis de discussão, chegou ao fim a International Meeting & Conference: Career and Employability Offices. Com mais de 150 participantes de 40 países diferentes, a avaliação global dos participantes foi extremamente positiva, destacando-se a importância da partilha de experiência e boas práticas.

O segundo dia desta conferência começou com uma apresentação dos membros da European University Alliance for Global Health (EUGLOH). Esta coligação de cinco universidades europeias procura combinar os seus conhecimentos e os seus recursos em Global Health para proporcionar a melhor educação para os seus estudantes. Com a moderação de Susana Neves (UPorto), foi possível assistir às apresentações de Susanne Linné (Universidade de Lund, Suécia), Anna Schwark (Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, Alemanha), Nikhil Gupta (Universidade de Paris-Saclay, França), Melinda Fazekas (Universidade de Szeged, Hungria) e Fernanda Correia (Universidade do Porto, Portugal).

 

Começou hoje a International Meeting & Conference: Career and Employability Offices


Organizada conjuntamente pela Forum Estudante, pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME) e pela Universidade do Porto, esta conferência internacional de três dias procura debater os importantes problemas com que os gabinetes de empregabilidade das instituições de ensino superior se deparam na preparação dos seus alunos para o mercado de trabalho.


 

 

Seguiu-se uma sessão prática, em salas paralelas, sobre as dificuldades que os gabinetes de empregabilidade sentem, assim como os desafios futuros que são já expetáveis. A sessão foi conduzida por Fernanda Correia (UPorto), que contou com a colaboração de vários facilitadores da Universidade do Porto, em cada sala: Sofia Veiga, Márcia Gonçalves, Filipa Roxo, João Henrique Almeida, Alexandre Campos, Cláudio Santos, Sofia Varge e Carolina Ferreira (Cidade das Profissões).

A tarde foi reservada para a 8ª edição da Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade, apenas com participantes nacionais. Esta conferência, organizada pela Forum Estudante e pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME), juntou os profissionais de várias Instituições de Ensino Superior responsáveis por promover a empregabilidade dos seus diplomados e permitiu a troca de experiências sobre problemas concretos, tendo em vista o trabalho futuro destes gabinetes.

 

A 8ª Conferência Nacional dos Gabinetes de Promoção de Empregabilidade decorreu hoje


Esta conferência, organizada pela Forum Estudante e pelo Consórcio Maior Empregabilidade (CME), juntou os profissionais de várias Instituições de Ensino Superior responsáveis por promover a empregabilidade dos seus diplomados.


 

 

No último dia da International Meeting & Conference, os trabalhos centraram-se em como os gabinetes de promoção de empregabilidade estão a transformar e a re-imaginar os seus serviços, o seu apoio e o seu engajamento para responder às exigências das carreiras do futuro. Numa sessão moderada por Cátia Marques (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira – APDC), as apresentações de Carolina Ferreira (Cidade das Profissões), Cristina Carita (Forum Estudante | CME), Mariana Paterna Dias e Rita Caeiro (European Board of Certified Counselors – EBCC) e Catherine Van Kleeck (JobTeaser) permitiram um diálogo construtivo sobre este tema.

As despedidas e os agradecimentos foram feitos num Coffee Break virtual, dinamizado por Fernanda Correia (UPorto). Ao longo do evento, foi sendo pedido aos participantes que escrevessem quais as suas expectativas numa página, que foi neste momento partilhada com todos e que permitiu perceber quais os resultados dos trabalhos. Os participantes procuraram também resumir o evento numa só palavra, que depois foram inseridas numa “nuvem de palavras”: “networking”, “oportunidade”, “inspiração” e “colaboração” foram as palavras mais mencionadas.

Para terminar, numa sessão mais restrita e mais prática, Pedro Rivera (UPorto) conduziu um grupo de participantes a estabelecer a articulação entre as exigências que resultam da situação pandémica com as ações inovadoras necessárias no seio dos respetivos serviços de carreira.