"Enfermeiro" foi a palavra do ano 2018, mas os desafios enfrentados por esta classe permanecem na ordem do dia e na agenda mediática. Entre esses desafios, a emigração continua a ser um dos que afeta um grande número de profissionais – são mais de 18 mil a exercer fora do país. No livro 'Fora da Zona de Conforto', o profissional e professor de Enfermagem Paulo Marques reúne os testemunhos de nove jovens enfermeiros que se viram na contingência de emigrar. O livro está disponível a partir de hoje com o selo da Coolbooks.

Com a intenção de dar voz a este conjunto de profissionais espalhados por todo o mundo, desde os Estados Unidos da América à Arábia Saudita, passando por Inglaterra ou pela Suíça, o autor convidou nove enfermeiros a narrarem as suas histórias, falando de temas como: as razões que estiveram na base da decisão de emigrar, como é viver e trabalhar fora, as estratégias para mitigar a saudade, os entraves na integração profissional, as diferenças no sistema de saúde do país de acolhimento, a Enfermagem que se pratica, ou o regresso.

fora da zona

Neste livro, os leitores vão encontrar testemunhos reais, que colocam em evidência os problemas e dificuldades de uma classe à qual, segundo dados da Ordem dos Enfermeiros, faltam 30 mil profissionais, e que convidam à reflexão sobre a discrepância de oportunidades e progressão na carreira que os enfermeiros portugueses encontram dentro e fora de Portugal.

'Fora da Zona de Conforto' será lançado hoje, na Livraria Bertrand do Alameda Shop & Spot, pelas 19h00 e será apresentado em lisboa a 6 de julho, às 17:30, na recentemente inaugurada Livraria Travessa.