A abertura deste concurso irá permitir um «enorme rejuvenescimento ao nível da atividade cientifica e com benefícios óbvios na qualidade do ensino, devido à forte interação entre as atividades de investigação e de docência, que caracterizam a maioria dos cursos da Universidade do Algarve», explica a UAlg.

Os lugares são abertos no âmbito dos Centros da Universidade do Algarve – Unidades de Investigação & Desenvolvimento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), nomeadamente, o Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), o Centro de Investigação em Química Ambiental (CIQA), o Centro Interdisciplinar Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) e o Centro para Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (MEDTIBIO). Os concursos abrangem as diferentes áreas científicas, como as Ciências do Mar, as Ciências Biológicas, Biotecnologia, as Geociências, Biomedicina, a Arqueologia, as Artes, a Sociologia, entre outros.

A Universidade do Algarve candidatou-se ao concurso "Emprego Cientifico Institucional" da Fundação para a Ciência e Tecnologia, para a contratação de mais jovens investigadores doutorados. «Com os resultados desta proposta espera-se contribuir para revitalizar o seu corpo docente e de investigadores, e potenciar ainda mais as interações entre a ciência e a sociedade em geral», conclui a UAlg.