Num curso profissional, como em todos os cursos, tens de mostrar o sabes. Contudo, num curso profissional a prova não envolve apenas canetas ou folhas de exame. Antes, terás de executar, do início ao fim, um projeto pessoal: da criação da ideia até à defesa perante um júri. Bem-vindo ao mundo da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

De acordo com a legislação que regula estas provas, a tua PAP pode ser física (por exemplo, um novo gadget) ou conceptual (o desenvolvimento de uma empresa, por exemplo). De igual forma, o teu trabalho deve ser consolidado numa “intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos”.

 

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Durante este processo, não estarás sozinho. Vais poder contar, ao longo do ano letivo, com o apoio e colaboração dos professores das áreas técnicas do curso. Segundo a legislação, durante a elaboração da PAP, os professores “orientam o aluno na escolha do projeto a desenvolver”, decidem se está em condições de ser apresentado ao júri e ainda auxiliam na preparação da apresentação.

De igual forma, a PAP pode ser feita em equipa, desde que seja visível o contributo individual de cada elemento. A avaliação leva em conta critérios como a concretização do projeto, a aprendizagem relevante para a inserção profissional e a qualidade e interesse da apresentação, bem como do produto para a área ou para o setor económico em causa.

 

PAP, PAF e PAA. Prova o que vales!

No final de um curso profissionalizante, serás desafiado a demonstrar os conhecimentos adquiridos. Sabe tudo sobre este momento, seja uma Prova de Aptidão Profissional (PAP), uma Prova de Avaliação Final (PAF) ou uma Prova de Aptidão Artística (PAA). Num curso de dupla certificação, como em todos os cursos, tens de mostrar o sabes.



Existem diferenças na nomenclatura destas provas finais, de acordo com o curso de dupla certificação em que estão inseridas. Num curso do Ensino Artístico Especializado, falamos de uma PAA (Prova de Aptidão Artística). Já num Curso de Aprendizagem, os alunos fazem uma PAF (Prova de Aptidão Final). Podes saber mais sobre as diferenças entre elas neste artigo da Forum.

Contudo, os princípios que as norteiam são os mesmos: a avaliação da capacidade do aluno, num momento prático e perante um júri, bem como a conceção e desenvolvimento de um projeto integrado que envolva as várias competências e aprendizagens adquiridas.