O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou hoje o número total de estudantes que se candidataram à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público no ano letivo de 2020-2021. No total, 62.675 estudantes efetuaram candidatura, sendo este o número “o mais elevado desde 1996”, destaca MCTES, em comunicado. Nesse ano, houve 68.797 candidaturas.
A mesma fonte estima que, em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, cerca de 90 mil novos estudantes se matriculem no Ensino Superior, no próximo ano letivo de 2020/21. Este dado representaria um aumento face aos 84 mil registados no ano passado.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior interpreta este número como "um sinal de confiança dos jovens e das suas famílias na formação superior e nas suas instituições, bem como nas vantagens decorrentes da qualificação superior, especialmente no contexto da crise internacional emergente associada à covid-19”.
Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso serão divulgados no dia 28 de setembro, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior. A tutela recorda ainda que estes resultados poderão ser consultados através da aplicação ES Acesso.