Pretende-se contribuir para a discussão e promoção da cultura da sustentabilidade ambiental, económica e social da UA, assumida como um dos pilares centrais da sua atuação e essencial para responder aos desafios da sociedade.

O primeiro Encontro Sustentabilidade_UA decorrerá em formato presencial, no auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA. A sessão de abertura será presidida pelo Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, seguida da intervenção do diretor do programa Mediterranean-MENA da Global Footprint Network, Alessandro Galli, sobre o projeto ERAMUS+ EUSTEPs, Enhancing Universities’ Sustainability TEaching and Practices through Ecological Footprint.

Seguir-se-á uma sessão de apresentações e discussão de contributos da comunidade da UA para a sustentabilidade, nomeadamente, no âmbito dos seguintes tópicos:

  • Crise de insetos,

  • Biodiversidade dos campi,

  • Sustentabilidade na perspetiva dos Serviços de Ação Social (SAS),

  • Sustentabilidade na perspetiva dos Serviços de Gestão Técnica (SGT),

  • Sustentabilidade na perspetiva da Ação Académica UA (AAUAv).

Da parte da tarde, serão dinamizados quatro workshops sobre exemplos de práticas de sustentabilidade na UA, relativos à calculadora da pegada ecológica, à neutralidade carbónica na UA, ao Ranking UI GreenMetrics e ao Laboratório GreenLab.

O evento terminará com um resumo do encontro e com uma sessão de “Conclusões e Debate Final”.

As inscrições são obrigatórias através do formulário online.