Setembro
No mês de setembro, o Acolhimento Ubuntu fez-se sentir um pouco por todo o país. A Academia de Líderes Ubuntu lançou o desafio e as Escolas superaram-no! Desde o pré-escolar ao secundário, passando pelos Educadores aos Encarregados de Educação, os primeiros passos para um ano letivo mais relacional, mais empático, mais Ubuntu foram dados. No total, foram registadas mais de 1560 atividades, onde estiveram envolvidos mais de 4820 educadores e mais de 40.000 alunos.
Outubro
Em outubro, as Escolas Ubuntu assinalaram o Dia Mundial do Combate ao Bullying. Entre muitas iniciativas espalhadas pelo país, o Clube Ubuntu do Agrupamento de Escolas Augusto Gomes lançou um podcast “Step Up” para sensibilizar toda a comunidade escolar para esta data. Já o Clube do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz juntou-se e fez uma reflexão sobre o tema.
Novembro
Os Encontros Regionais de Escolas Ubuntu subiram ao palco durante novembro. Estes momentos, realizados em Satão, Ovar e Famalicão, promoveram valores como a solidariedade, cooperação e liderança entre os jovens.
Dezembro
O final do ano de 2023 foi um período de reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados. As atividades natalícias e de fim de ano celebraram a união e o espírito comunitário. O Clube Ubuntu do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria conseguiu angariar vários cabazes de natal! O Clube Ubuntu do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara manteve a tradição de uma Escola de afetos e organizou uma visita do Pai Natal às suas instalações para desejar um Bom Natal a toda a comunidade escolar.
Janeiro
A comunidade Ubuntu entrou em 2024 com o pé direito, num mês dedicado à promoção da paz. Foi comemorado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, promovendo momentos para olhar para o passado e aprender com ele e como podemos contribuir para um futuro mais pacífico e justo. O Clube Ubuntu da Escola Secundária D. João II organizou uma Vigília pela Paz e o Clube Ubuntu AE José Régio, em Portalegre, arregaçou as mangas e construiu um mural. Já o Clube Ubuntu do Agrupamento de Escola Professor Agostinho da Silva convidou a comunidade educativa a escrever e espalhar mensagens pela escola que promovessem a paz.
Fevereiro
A empatia foi o tema central de fevereiro. Através de diversas atividades, a Academia de Líderes Ubuntu desafiou a capacidade de entender e partilhar os sentimentos dos outros. De 19 a 23 de fevereiro, pela terceira edição consecutiva, foram vários os super heróis que fizeram acontecer a Semana Ubuntu da Empatia. Foram 141 as Escolas, Projetos e Instituições de Ensino Superior que abraçaram esta missão e se inscreveram. Foram realizadas 621 atividades, mais de 250 sugestões de recursos inscritos e estiveram envolvidos mais de 2600 educadores e cerca de 40 mil participantes.
Março
Março trouxe o tema da inclusão. A Academia de Líderes Ubuntu destacou a importância de agir com base no entendimento de que somos todos parte de uma única família humana. Diversos recursos foram disponibilizados para promover a inclusão. Entre eles, sugestões de filmes como Zootrópolis e For Sama e sugestões dos livros “Caderno Afegão” e “O grande salto do ouriço Bernardo”. Ainda no mês da inclusão, a ALU alargou o círculo e convidou os Encarregados de Educação a entrar na sessão online “Lição nº 1: Introdução à Filosofia Ubuntu”.
Abril
No mês em que a liberdade sai à rua, a Academia de Líderes Ubuntu juntou-se à celebração deste direito consagrado na Declaração dos Direitos Humanos. O Clube Ubuntu da EB Piscinas participou na manifestação de comemoração do 25 de abril organizada pela comunidade escolar e na Escola Secundária de Nelas o 25 de abril comemorou-se a partir da criação e plantação de um cravo gigante, no jardim da escola!
Maio
Viver Juntos em Paz: o mote Ubuntu para maio!
As Escolas foram desafiadas a participar no gesto simbólico “Bolas de Sabão pela Paz”, enviando uma mensagem poderosa de tolerância e amor ao mundo inteiro.
Junho
O mês de junho uniu os conceitos de ecologia e Ubuntu, ressaltando a interdependência entre todos os seres vivos e a importância de cuidar do planeta. Para por em prática o lema “Eu sou porque o nosso planeta é”, a ALU sugeriu vários conteúdos para inspirarem para a ação. Destaque para “O Livro da Esperança”, de Jane Goodall e Douglas Abrams, o filme “O rapaz que prendeu o vento” ou até um convite para recordar intervenções de Francisco Vera, o ativista climático de 13 anos e de Jorge Moreira da Silva, Diretor Executivo do Gabinete das Nações Unidas para Serviços de Projectos.
Julho
Para julho, a Academia de Líderes Ubuntu convida todos a celebrarem o legado de Mandela, inspirando ações diárias em prol da igualdade e da construção de pontes na comunidade. As atividades propostas incluem encontros presenciais, 67 minutos de serviço em homenagem aos seus 67 anos de luta, produção de vídeos inspiradores, distribuição de postais, criação de retratos colaborativos de Mandela, atividades de empatia, e inauguração de espaços nomeados em sua homenagem. A comunidade é incentivada a partilhar as suas iniciativas com a hashtag #ClubesUbuntu.
Com um calendário repleto de atividades transformadoras, as Escolas e Clubes Ubuntu prometem continuar a construir uma comunidade mais empática, justa e unida.