Há 25 anos que a Ciência Viva organiza, durante o verão, o programa de estágios "Ciência Viva no Laboratório" . Esta iniciativa é destinada aos estudantes do 9.º ano e do Ensino Secundário. Em 2021, são disponibilizados 178 estágios e 472 vagas, em 45 unidades de investigação do país.

A edição de 2021 decorre sob o lema “Criar Futuro”, com estágios entre 5 de julho e 13 de setembro. A organização define como objetivo promover o ensino experimental e suscitar o interesse dos jovens para as áreas científicas, tanto a nível académico como profissional.

 

 

O lançamento oficial da edição de 2021 tem lugar amanhã, dia 9 de julho, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), às 11h00. A cerimónia conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e da Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas.

Os estágios têm a duração de uma ou duas semanas e colocam os estudantes num contexto real de investigação científica, trabalhando com cientistas. Cada investigador acompanha um grupo de 2 a 4 alunos, sendo que a linguagem, a informação e os conteúdos são direcionados para a idade dos estagiários.

Ao longo destes 25 anos, o "Ciência Viva no Laboratório" já levou mais de 17 mil estudantes a participar no seu programa de estágios e a "trocar uma toalha de praia pela bata de cientista" , como afirma no mote do programa.

Se queres conhecer a lista de estágios e instituições, cllica aqui .