Todos os jovens com idades entre os 15 e os 18 anos, a partir de fevereiro deste ano, vão passar a poder aceder de forma gratuita, durante dois anos, à assinatura digital de jornais nacionais generalistas ou económicos, avançou o Diário de Notícias. A iniciativa encontra-se inserida no Plano de Ação para a Comunicação Social e pretende estimular o hábito de consumo de notícias entre os jovens, promovendo a literacia mediática e o combate à desinformação.
A medida, que inicialmente era de acesso exclusivo a estudantes do Ensino Secundário, abrange agora todos os jovens com idades entre os 15 e os 18 anos, independentemente do grau de ensino que estes frequentem. Esta é uma das 30 medidas do pacote destinado a apoiar os media, anunciado em outubro, pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
De acordo com o gabinete do ministro “este alargamento permite atingir mais jovens, reforçando o objetivo de criar hábitos de consumo de notícias e promover a literacia mediática”. A alteração à medida deverá aumentar o número de beneficiários inicialmente previstos, que rondava os 400 mil estudantes.
A oferta de assinaturas para a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) será, assim, autonomizada, uma vez que deixou de estar vinculada à medida a frequência do Ensino Secundário. O gabinete do ministro esclarece, no entanto, que se mantém a cobertura de todas as bibliotecas da RBE do Ensino Secundário, “estando a ser equacionado o alargamento às bibliotecas da RBE do Ensino Básico”.
O acesso às assinaturas será realizado, de forma exclusiva, através de uma aplicação integrada no portal gov.pt, que ainda está em desenvolvimento. A autenticação será efetuada com cartão de cidadão ou chave móvel digital.