Viajar pelo interior das 12 escolas da Rede Escolar do Turismo de Portugal, de norte a sul do país, é a proposta do Open Day Virtual que se realiza entre 28 e 30 de abril. Através de diretos realizados a partir destas instituições, é possível conhecer o seu dia a dia, projetos e atividades desenvolvidas, bem como ouvir o testemunho de formadores e alunos.

Depois de, no primeiro dia, a viagem ter percorrido o norte do país (com passagens por Viana do Castelo, Lamego, Porto e Coimbra), hoje foi a vez de as escolas de Lisboa, Estoril, Oeste (Caldas da Rainha) e Setúbal abrirem as suas portas, realizando atividades enquadradas nas várias áreas formativas desta rede escolar. 

Na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, foi possível acompanhar a forma como os alunos de vários cursos trabalharam em conjunto na preparação de uma refeição servida no restsaurante pedagógico. Num direto que acompanhou os preparativos realizados na cozinha, no restaurante e na área de receção ao cliente, os estudantes partilharam ainda a sua experiência nesta escola. "Queremos muito que a nossa abordagem à formação seja dinâmica e proativa e que os nossos alunos se sintam com energia e vitalidade", destacou o diretor da EHT do Oeste, Daniel Pinto.

 

A viagem pelas escolas do Turismo de Portugal continuou em direção ao sul, com a visita à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Aí, os alunos desta instituição de ensino partilharam a sua experiência, detalhando a importância de algumas das estruturas disponibilizadas pela escola como o Hotel de Aplicação. Formações como o Curso de Especialização Tecnológica de Turismo de Natureza e Aventura também estiveram em destaque. "A possibilidade de poder praticar", complementando a teoria, é uma das grandes marcas da experiência nesta escola, destacou o formador Pedro Falé: "Não há nada como meter a 'mão da massa', para os alunos conviverem com a realidade".

 


Do Estoril a Lisboa

O dia não terminaria sem duas paragens adicionais: as Escolas de Hotelaria e Turismo de Estoril e de Lisboa. No Estoril, um grupo de alunos acolheu a equipa de reportagem da Forum num momento que reforçou a ligação entre a sigla da sua escola e a palavra "together" [juntos]. "A união e o trabalho de equipa são muito importantes [na área] do Turismo e nesta escola", explicou uma das estudantes.

A visita continuou por várias áreas técnicas da EHT do Estoril, onde vários alunos e alunas realizam atividades de cozinha ou restauração e bebidas, por exemplo. Já na cozinha, o formador Vítor Areias apresentou os pratos que seriam servidos nesse dia, antes de reforçar a importância do trabalho de equipa na preparação para um futuro profissisonal ligado a área: "A comunicação é fundamental para fazermos um bom trabalho".

 
Houve ainda tempo para uma breve conversa com a diretora da EHT Estoril, Regina Madruga, que destacou algumas características distintivas desta escola, antecipando o que poderá ser uma experiência de um aluno ou aluna: "Podem encontrar uma escola e uma equipa totalmente dedicadas a ajudá-los a ter sucesso e a formar profissionais de excelência".

A fechar o dia, foi a vez da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa abrir as suas portas, no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. Depois da receção de um aluno do curso de Gestão e Produção de Cozinha, a viagem pelo interior desta escola passou pela biblioteca, onde um grupo de formadores (diplomados desta escola) partilharam algumas das características do ensino aí praticado: "A ideia é que a componente prática da escola sirva como simulacro para que os alunos encarem o mercado de trabalho. A escola é também o palco onde podem dar asas à sua criatividade".

 

 

Depois de uma passagem por uma aula prática de bar, a diretora Ana Moreira explicou que esta escola é a escola mais antiga de Hotelaria e Turismo em Portugal, destacando ainda as características do ambiente vivido: "Há um ambiente muito positivo, um ambiente estimulante, de aprendizagem, onde queremos que todos tenham oportunidade de descobrir a sua melhor versão".