Tornar os estudantes agentes de mudança ao serviço da comunidade que “ajudem a construir sociedades mais inclusivas, justas e solidárias”. Esta é uma das ideias-chave do projeto de capacitação Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu, a iniciativa do IPAV que visa desenvolver e promover as competências pessoais, sociais e cívicas dos educadores e alunos participantes.
Ao longo dos últimos dois anos, o programa já passou por mais de 70 escolas de todo o país.

A Academia de Líderes Ubuntu conta com a participação de estudantes do ensino básico, secundário e profissional e é desenvolvida a partir do modelo de liderança servidora, tendo como inspiração figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala Yousafzai. Por essa razão, o programa inclui um enfoque especial nas capacidades para a liderança ao serviço das comunidades, desde logo, da comunidade educativa.

 

Presidente da República sobre um dos projetos da Academia de Líderes Ubuntu: Ubuntu United Nations

 

Os trabalhos realizados têm por base um método desenvolvido pelo Instituto Padre António Vieira, que tem, ao longo dos últimos anos, “um impacto positivo comprovado, em crianças, jovens e adultos”, destaca o IPAV. A filosofia Ubuntu está na base deste método uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou Porque Tu És”, valorizando a interdependência e a solidariedade.  


O Método Ubuntu

A criação de uma narrativa que trabalha diferentes competências está na base do método Ubuntu. A partir desse passo, são desenvolvidas competências socioemocionais – como o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviçoque são vistas como “os pilares essenciais do Método Ubuntu”.

“Estes valores que a Academia de Líderes Ubuntu transmite são muito mais importantes agora, quando se fala também de reconstruir, olhar o futuro com esperança”, destacou a vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, durante um dos eventos da iniciativa.

 


«A Academia de Líderes Ubuntu foi uma experiência única, intensa e transformadora.
Fez-me perceber que não sou apenas eu, mas nós»

Pedro Santos, aluno da Escola Secundária de Odemira




Além dos estudantes, o
programa aposta ainda na capacitação de docentes e educadores
, tendo em vista uma replicação consistente do projeto. Através da parceria com Instituições de Ensino Superior e através do Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, esta capacitação está acreditada para docentes do 1.º. 2.º e 2.º ciclo e secundário, para aproriação especializada da metodologia.

Nesta formação, são disponibilizados todos os conteúdos didáticos e audiovisuais, para que possam aplicar no terreno escolar com os participantes. Os educadores colocam depois em prática as aprendizagem durante a Semana Ubuntu (ver caixa).
 


O que é a Semana Ubuntu?  

Uma das ferramentas do Método Ubuntu consiste na realização de cinco dias de atividades dinamizadas em contexto escolar, durante o período letivo, pela equipa de educadores – a Semana Ubuntu. Os dias de atividade são consecutivos e integram diferentes temas: “Liderar como Mandela”, “Construir Pontes”, “Ultrapassar Obstáculos”, “Vidas Ubuntu” e “I Have a Dream”. Ao longo destes cinco dias, são realizadas atividades como dinâmicas, jogos, debates, reflexões individuais e coletivas, visualização de filmes e vídeos, partilha de testemunhos inspiradores, entre outras.


 

Com o intuito de manter e desenvolver a dinâmica Ubuntu na escola e na comunidade, cada escola envolvida cria ainda o seu Clube Ubuntu, dinamizado por alunos acompanhados por educadores. Entre outras atividades possíveis, os clubes serão convidados a dinamizar ações de voluntariado na escola e na comunidade e a representar a Escola na Rede Ubuntu Nacional. 

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