A Academia Ponto Verde, o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde (SPV) para a comunidade escolar, está de regresso. O objetivo, explica a SPV, em comunicado, "para continuar a promover junto dos mais novos o hábito de reciclagem de embalagens".
Este ano letivo, o projeto destinado às escolas dos 2.º e 3.º ciclos e ensinos secundário e profissional centra-se num desafio criativo: o Concurso “Reciclar é na Boa!”.
A iniciativa contempla várias formas de participação. Caso assumam o compromisso de ser uma Escola Recicla+, a escola e os alunos vão ter a possibilidade de participar num concurso de criação artística e implementar um plano de ação para aumentar a reciclagem no respetivo estabelecimento de ensino, além de realizarem uma atividade na comunidade envolvente, designadamente um “Vox-pop” ou uma “Gincana da Reciclagem”. Neste programa, os prémios incluem uma visita à escola com um roadshow, uma noite no zoo ou uma viagem ao Parlamento Europeu.
Já no modelo de participação livre é possível escolher um ou mais desafios que podem ser realizados de forma individual ou em grupo. Neste contexto, os professores e alunos inscritos podem realizar jogos interativos e participar numa série de atividades que vão desde ser “Youtuber da Reciclagem”, “Maratonistas da Reciclagem” ou realizar “O Desenhário da Reciclagem”.
As inscrições estão abertas até dia 31 de dezembro, sendo que as candidaturas devem ser submetidas pelos professores (sem limite de participação por escola) em https://academiapontoverde.pt/. Até ao momento, revela a SPV, já se inscreveram 170 escolas.
“O concurso Reciclar é na Boa! permite-nos continuar a mobilizar a comunidade escolar em Portugal em torno da reciclagem das embalagens", refere a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Isabel Trigo Morais.