É nas camadas mais jovens da população que a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes) aposta para insistir na importância da igualdade de género como valor fundamental. Esse é o objetivo do lançamento de um novo recurso educativo sobre Igualdade de Género na Publicidade dirigido a população escolar dos 12 aos 14 anos, em mais uma iniciativa do programa de literacia para a publicidade Media Smart.

Estiverem presentes no lançamento o diretor de Serviços de Projetos Educativos, da Direção-Geral de Educação, José Carlos Sousa, Susana Albuquerque, presidente do Clube de Criativos, Andreia Oliveira, coordenadora de Cidadania do Agrupamento Gil Vicente, e Marta Quelhas, Head of Marketing Beauty & Personal Care da Unilever.

Igualdade de Género: sensibilizar para a distinção entre conceitos

Com esta nova lição do programa Media Smart, “os professores terão à sua disposição uma ferramenta que lhes permite abordar a temática da igualdade de género em sala de aula, através de uma metodologia que utiliza elementos audiovisuais, nomeadamente vídeos e exemplos de publicidade, a partir dos quais se inicia a reflexão e o debate”, refere a APAN. 

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A metodologia passa por expor os jovens a determinadas imagens e factos e questioná-los sobre o que viram e ouviram. De acordo com a APAN, “é através da reflexão, da opinião e do diálogo que, com a ajuda do professor, se constrói o sentido critico”

Este novo recurso educativo vai ajudar os professores a abordarem em sala de aula a temática da Igualdade de Género nas suas diferentes dimensões, sensibilizando para a distinção entre os conceitos de sexo e género, os estereótipos de género e as escolhas, entre outras. A análise parte de exemplos de anúncios publicitários, tendo em conta que ajudar os mais jovens a desconstruir e a interpretar corretamente a publicidade é outro objetivo do programa Media Smart.

Trata-se de um programa de adesão voluntária, disponível para ser utilizado em todas as escolas públicas e privadas do ensino básico e os seus materiais podem ser utilizados pelos professores como mais uma ferramenta para as suas aulas de cidadania ou outras atividades, sempre que a metodologia e o tema se adequem.


"A publicidade tem um papel a desempenhar na criação de um mundo onde a
igualdade de género seja a norma”


A publicidade “tem um papel a desempenhar na criação de um mundo onde a igualdade de género seja a norma”, declara a associação. E são já muitos os exemplos de várias marcas que adotaram uma comunicação onde ajudam a desconstruir mitos e a estabelecer o novo paradigma. E a publicidade “é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a abrir caminho à sociedade”, acrescenta.

Há pouco mais de dois anos a APAN lançou para a indústria do marketing e publicidade o Guia para uma Representação Responsável de Género na Publicidade, um documento desenvolvido pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA), a partir de um compromisso com a ONU Mulheres, e que a APAN traduziu e adaptou para Portugal. 

Esse guia analisa a importância do tema, desde os argumentos sociais e empresariais, até às implicações políticas. Também apresenta um conjunto de reflexões e recomendações para que os profissionais de marketing possam melhorar o modo como abordam a igualdade de género e evitar estereótipos na publicidade. 

Se, com esse guia, a APAN pretende inspirar os seus associados a confrontar as suas comunicações de marketing com as evidências de vários casos de estudo de algumas marcas mundiais, com o lançamento desta lição do programa Media Smart o objetivo é inspirar os mais novos para as mudanças que todos queremos ver no mundo.

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