Foi por volta das 9h00 que a nova escola virtual portuguesa abriu portas, com uma aula de Português para alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Durante o programa, leu-se o conto infantil A Casa da Mosca Fosca, de Eva Mejuto. As aulas terminam pelas 18h00, com uma aula de Historia para o 9.º ano de escolaridade. A programação pode ser consultada aqui.
A iniciativa #EstudoEmCasa descreve-se como um "conjunto suplementar de recursos educativos para o Ensino Básico", com conteúdos organizados para diferentes anos de escolaridade. Embora estes conteúdos educativos possam "também ser utilizado por outros alunos", pode ler-se no site oficial, estão não podem constituir "uma forma autónoma de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico".
Estudo em Casa - RTP
A Escola na RTP para alunos do ensino básico. Conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores. As aulas em direto e a pedido.
Os recursos constituem-se em sessões de 30 minutos, organizados por blocos agregados para vários anos. Nem todas as disciplinas e aulas estão presentes na programação, destaca a plataforma: "os conteúdos da #EstudoEmCasa são uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos".
Recorde-se que, durante a conferência de imprensa em que referiu pela primeira vez a iniciativa, o primeiro-ministro António Costa realçou que esta iniciativa não tem como objetivo "substituir o papel" dos professores e professoras.
Para além da transmissão dos conteúdos no RTP Play a iniciativa #EstudoEmCasa é transmitida na TDT (Posição 7), MEO (Posição 100), NOS (Posição 18), Vodafone (Posição 17) e Nowo (Posição 13). De acordo com o ministério da Educação, está agendado para breve o lançamento de uma aplicação.
Para saber mais, visita: https://www.rtp.pt/estudoemcasa