Nas últimas décadas, assistiu-se a um desenvolvimento extraordinário das tecnologias de informação e comunicação, em particular da Internet.
Esse desenvolvimento trouxe inúmeras vantagens como, por exemplo, o acesso a todo o tipo de informação e a uma oferta cultural diversificada. Por outro lado, contudo, recorda a DECO,
este crescimento propiciou também um aumento das ameaças à propriedade intelectual, especialmente através da chamada “pirataria” –  a cópia ou reprodução das obras para divulgação ou venda sem o consentimento do autor.

O respeito pela propriedade intelectual (e a perceção dos seus limites num espaço tão “aberto” como é o digital) é “uma dificuldade para os jovens consumidores, que ainda consideram que tudo o que está na Internet é de todos”, acrescenta esta associação. Partindo desta realidade, a DECO desenvolve o projeto Brain IDeas – Dá Valor às Boas Ideias, com o objetivo de trabalhar os temas da propriedade intelectual, como sejam os direitos de autor e a pirataria, o respeito pelas marcas e a contrafação, entre outros.

 

 

Neste sentido, no âmbito deste projeto, tem sido promovido um conjunto de ações que envolvem estudantes e professores das Escolas DECOJovem, com o objetivo de potenciar a ação destes docentes juntos dos alunos com o apoio dos recursos já desenvolvidos.. Estes são vistos como agentes privilegiados para abordar o tema da Propriedade Intelectual,

Ao longo deste ano letivo, foram produzidos recursos educativos e desenvolvidas várias atividades para professores, alunos do 2.º e 3.º ciclo e para estudantes do ensino superior, como um jogo de tabuleiro interativo que acumula já mais de 2000 partidas jogadas, por exemplo.

 


Projeto Brain Ideas 2.0
120 professores em ações de formação
2500 estudantes em sessões informativas
Competição online com 1000 estudantes
7 conferências realizadas em escolas superiores


 

 

 

O projeto inclui também 4 ações de formação em que já participaram mais de 120 professores e 7 conferências realizadas em escolas superiores, bem como 107 sessões informativas para estudantes em que participaram mais de 2500 alunos. O Brain Ideas 2.0 incluiu ainda uma competição entre escolas, o Brain Ideas Game Week. No total, mais de 1000 estudantes e professores de 22 escolas participaram nesta atividade.

As escolas que participaram nas atividades do projeto irão agora receber um kit simbólico pelo seu empenho na sensibilização dos mais novos para o respeito pela Propriedade Intelectual. Para conhecer melhor este projeto e os seus recursos, clica aqui.