As candidaturas para a quinta edição do Summer CEmp, a escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, fecham na próxima quinta-feira, 31 de março. A edição deste ano terá lugar de 27 a 30 de agosto na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, nos Açores, com o apoio do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

A participação é gratuita, mas para se candidatarem os estudantes devem preencher o formulário de candidatura que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. As candidaturas estão abertas até às 23h59 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2022 e devem cumprir o regulamento para serem consideradas válidas. 

De todas as candidaturas válidas, será selecionado para participar um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do projeto europeu, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo.
 


O Summer CEmp decorre em localidades históricas de Portugal, cada edição numa diferente, "colocando no centro do debate a história, as oportunidades e os desafios concretos dessas comunidades no contexto europeu", refere o comunicado do evento. No ano em que se celebra o Ano Europeu da Juventude e os 35 anos do programa Erasmus, "o Summer CEmp vai para o concelho mais jovem de Portugal, a Ribeira Grande, numa região ultraperiférica, após quatro edições a percorrer o interior do país: Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019) e Alcoutim (2021)", acrescenta.

A edição deste ano vai incluir a análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.


Os participantes vão aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia


Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar a geração jovem em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia. O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem. 

Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior tem a oportunidade de "refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da localidade anfitriã, de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia, de forma aberta e concreta, sobre o futuro do projeto europeu e de aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em temas muito diversos", declara o comunicado.

Para efetuares a inscrição clica aqui.