Decorreu hoje o terceiro e último dia do OPTO. O Pavilhão Municipal de Albufeira voltou a encher-se de workshops, atividades, muita animação e, claro, estudantes em busca de definirem o seu percurso pós-Ensino Secundário. Ao longo de toda a manhã, centenas de jovens algarvios tiveram a oportunidade de interagir com os vários expositores, conhecer mais sobre a oferta formativa de diversas instituições de Ensino Superior e ter acesso a uma amostra daquilo que a região do Algarve tem para oferecer, não só a nível formativo, mas também no mundo do mercado de trabalho.
Alargar horizontes e ganhar novas perspetivas
O salto do Ensino Secundário para o mundo do Ensino Superior pode criar algum nervosismo em alguns jovens. Toda essa ansiedade é normal e eventos como o OPTO não pretendem eliminá-la, mas sim reduzi-la e munir os estudantes das ferramentas necessárias para enfrentarem essa transição da melhor maneira. Foi isso mesmo que aconteceu com a Luana Oliveira, uma estudante do 11º ano da Escola Secundária de Albufeira. "Aqui acabo por ganhar uma melhor ideia de como as coisas se organizam e ganho uma nova perspectiva sobre aquilo que vai ser o meu futuro", começou por contar à Forum. "Já tinha vindo no ano passado e gosto de ver a diversidade que existe de universidades e cursos", finalizou.
Conhecer essa diversidade nas opções é, de facto, muito importante para fazermos a escolha mais informada possível. É este o caso da Ana Clara Figueiredo, também estudante do 11º ano na Escola Secundária de Albufeira. Mesmo com alguma certeza no rumo que quer seguir, aqui encontrou algumas alternativas caso a média não permita seguir o trilho inicialmente traçado. "Tinha pensado em fazer Relações Internacionais, mas não sei se a minha média chega para esse curso. Então, preciso de ver outras opções. Aqui encontro muitas escolhas e conheço muitos cursos. Haver tanto por onde escolher, por vezes, é assustador. Mas é um assustador bom!", confessou à Forum
"Escolhas" é mesmo a palavra chave. Nos vários stands, os estudantes encontram uma enorme variedade na oferta formativa, seja ela profissional ou do Ensino Superior. Instituições espalhadas um pouco por todo o país marcam presença no OPTO e ajudaram estudantes a conhecer o gigante leque de opções que possuem para o seu futuro. Outra dessas estudantes é a Tatiana Aleluia, também ela estudante do 11º ano na Escola Secundária de Albufeira. Apesar de já saber o que quer para o seu futuro, considera que saber da existência de tantas alternativas é reconfortante. "Vir aqui e saber que há tanta escolha é bom. Já sei o que quero para o meu futuro, mas é bom saber que, caso não consiga entrar no que quero, tenho muitas mais opções", explicou.
Albufeira, um município ao lado dos jovens
Um evento como o OPTO é de extrema importância para os estudantes fora dos grandes pólos Lisboa e Porto e inseridos numa região economicamente tão dinâmica como o Algarve. É esta a opinião do Dr. Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, com quem a Forum teve a oportunidade de conversar acerca deste evento. "Decidimos elaborar este Fórum precisamente para dar uma proximidade, não só aos estudantes mas também aos encarregados de educação, a esta informação e mostrar que não precisam de ir a Lisboa para poder contactar com ela e terem um vislumbre daquilo que poderá ser a sua vida profissional", começou por contar. E os alunos responderam ao repto e compareceram em massa, reconhecendo a importância deste tipo de iniciativas na região. "Este ano teve mais adesão do que os anos anteriores. É um evento que tem vindo, paulatinamente, a crescer. Ano após ano temos tido mais stands e penso que o futuro passará mesmo por crescer a nível de espaço e ocuparmos também um pouco do exterior aqui do pavilhão. Só podemos estar satisfeitos pelo facto de ter uma dimensão regional já consolidade e por se arriscar a ter, futuramente, uma dimensão nacional".
Apesar do término do OPTO, o munícipio reconhece que o seu trabalho não termina por aqui. O "risco" deste tipo de eventos é que se estão a formar jovens interessados e, acima de tudo, informados sobre tudo o que o futuro tem para lhes oferecer. E é precisamente do futuro dos jovens da região que Albufeira quer continuar a fazer parte, levando o acompanhamento que já fazem a nível escolar e em eventos como este e estendendo-o ao ingresso no mercado de trabalho. Munícipios dinâmicos criam jovens dinâmicos e vice-versa. numa relação recíproca que é o foco do município de Albufeira para os anos vindouros. "Procuramos evidenciar, com um conjunto de concursos e de mostras, aquilo que os jovens da região têm para oferecer nas várias áreas que existem", começou por dizer. "Queremos que os jovens possam mostrar as suas capacidades mesmo antes de pensarem em ingressar no Ensino Superior e também mostrar-lhes que esse não é o único caminho que existe. Poderão ser grandes profissionais nas mais diversas áreas, por exemplo na cozinha ou no ramo da hotelaria, respondendo também um pouco às necessidades da região do Algarve", acrescentou.
Ao falarmos com vários dos estudantes ao longo dos três dias de OPTO, fomos pedindo que caracterizassem este fórum numa palavra. A mais dita foi "variedade". E num evento que foi feito para os estudantes e que é, de certa forma, deles, achamos que faz todo o sentido que sejam eles a ter a última palavra. Sendo assim, despedimo-nos até à 10ª edição do OPTO dizendo que a 9ª se caracterizou mesmo pela variedade: seja nas atividades que decorreram ao longo dos três dias, pelos workshops que deram novas habilidades a quem visitou o espaço, não esquecendo as diferentes pessoas, expositores e alunos, que compuseram a moldura humana do evento e, claro e acima de tudo, a variedade de caminhos que vão dar ao futuro escolar e profissional das centenas de jovens que passarão pelo evento. Já levam as ferramentas e as indicações certas, agora é aproveitar a viagem!