Pela mão da Fundação da Juventude, a representar Portugal na MOSTRATEC esteve o projeto ‘BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias’, o qual se destacou ao mais alto nível tendo obtido o segundo lugar na categoria de projetos internacionais e o terceiro lugar na categoria geral da Mostratec.

Promovida pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, no Brasil, a 34ª MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que decorreu entre 22 e 25 de Outubro, contou, este ano, com a participação de 755 projetos do Brasil e de 21 países, entre os quais esteve Portugal. Trata-se da maior e mais reconhecida feira de ciência e tecnologia da América Latina e a segunda maior a nível Mundial.

Desenvolvido por Rodrigo Carvalho, aluno da EPTOLIVA (escola profissional de oliveira do hospital tábua e arganil) e orientado pela professora Honorata Pereira, o projeto consiste num gin obtido a partir do soro de leite de ovelha, um desperdício resultante da produção do queijo DOP Serra da Estrela e foi um projeto vencedor da edição de 2019 do Concurso Nacional Jovens Cientistas, um programa que a Fundação da Juventude promove anualmente para incentivar a investigação científica dos jovens. Segundo o jovem investigador «o soro de leite de ovelha não tem qualquer valor no mercado, acabando por ser libertado como efluente em cursos de água, provocando a poluição e a contaminação das águas. Todos os subprodutos resultantes da produção do gin foram reaproveitados e transformados em produtos com valor económico, como sejam a manteiga e o sal com aroma a queijo.»

Para Carla Mouro, Presidente-Executiva da Fundação da Juventude, que chefiou a delegação Portuguesa na MOSTRATEC «sinto-me muito orgulhosa com estes prémios a nível internacional, são o reconhecimento do excelente trabalho realizados nas escolas em Portugal, ao nível do ensino secundário e profissional, e confirmam a qualidade dos trabalhos premiados na Mostra Nacional de Ciência».

A Mostra Nacional de Ciência, que assinalou este ano a sua 13ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como sejam a Final Europeia, a ISEF, a MOSTRATEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia ou a Expo-Sciences International.