Alunos de todo o mundo viram os seus conhecimentos de Ciência, Leitura e Matemática testados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Participaram, em 2022, cerca de 690 mil alunos de 81 países e economias, com o desempenho de todos os estudantes a revelar “uma quebra sem precedentes”, incluindo dos alunos portugueses.
Dos 690 mil alunos que realizaram os testes, quase sete mil estudavam em 224 escolas portuguesas com os resultados a ilustrarem piores resultados que aqueles obtidos em 2018. Apresentamos agora cinco conclusões que se conseguem retirar dos dados apresentados pelo PISA 2022.
1# Resultados a Matemática pioram
Em média, os resultados de 2022 dos alunos portugueses a Matemática pioraram quando comparados com os de 2018. Entre o período de 2018 e 2022, a distância entre os alunos com melhor classificação e pior classificação nesta matéria diminuiu. Em comparação com 2012, a proporção de estudantes com um resultado abaixo do "nível básico de proficiência" a Matemática aumentou quatro pontos percentuais.2# Os resultados em Portugal estão próximos da média da OCDE.
2# Resultados portugueses em linha com a média da OCDE
Nos testes de Ciências, Leitura e Matemática, os resultados dos alunos portugueses estão próximos dos resultados médios nos outros países da OCDE. Uma pequena percentagem de alunos portugueses, ligeiramente abaixo da média da OCDE, conseguiu obter pelo menos nível 5 ou 6 em pelo menos uma das matérias. Simultaneamente, uma pequena percentagem de estudantes portugueses alcançou o nível 2, o nível mínimo de competências em todas as três matérias.
3# 70% dos alunos portugueses conseguem interpretar problemas matemáticos sem instruções
Ligeiramente acima da média da OCDE (69%), 70% dos estudantes portugueses conseguem interpretar e identificar problemas matemáticos sem necessitar de instruções (nível 2), com cerca de 7% dos alunos a ser dos melhores alunos, a alcançar os níveis 5 e 6 (a média da OCDE é 9%).
4# 77% dos alunos consegue identificar a ideia principal em textos de extensão moderada
Neste campo, Portugal também fica acima da média da OCDE (74%), com 77% dos alunos a tingirem pelo menos o nível 2. Já 5% dos alunos consegue obter um nível 5 ou 6 em Leitura, abaixo da média de 7% da OCDE, num nível onde se deve conseguir interpretar textos longos, lidar com conceitos abstratos e saber distinguir facto de opinião.
5# 78% dos alunos consegue reconhecer a explicação correta para fenómenos científicos
Cerca de 78% dos alunos portugueses alcançou um nível 2 ou superior (média da OCDE é 76%) e consegue reconhecer a explicação correta para fenómenos científicos e usar esse conhecimento para identificar se uma conclusão é válida com base nos dados disponíveis. Já 5% dos alunos portugueses conseguiu um nível 5 ou 6 (com a média da OCDE nos 7%), mostrando que conseguem aplicar de forma criativa e autónoma o seu conhecimento sobre ciências numa variedade de situações.
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