Os Clubes Ciência Viva na Escola assumem-se como "espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa" que potenciam "a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação". Criados a partir de uma iniciativa conjunta da Ciência Viva e da Direção Geral de Educação, existem atualmente 896 clubes em todo o território nacional. No total, revela o programa Ciência Viva, participam neste projeto cerca de 575 000 alunos e 4806 docentes de várias áreas científicas.

Será esta a comunidade que se vai reunir, no dia 14 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, para o Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola. Durante o evento, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva irá partilhar com os 600 professores presentes os seus programas educativos, mostrando como podem ser uma mais-valia para o desenvolvimento de projetos nas escolas
 


No total, participam no projeto Clubes Ciência Viva na Escola cerca de 575 000 alunos e 4806 docentes de várias áreas científicas.


 

Por outro lado, instituições científicas, empresas com I&D, museus e centros de ciência irão participar numa Mostra de Ciência e Tecnologia, de forma dar a conhecer "o trabalho que desenvolvem e criando uma oportunidade única para estabelecer parcerias com os Clubes Ciência Viva na Escola em áreas como a saúde, a sustentabilidade, a economia circular e a biodiversidade", acrescenta a mesma fonte.

Presentes no evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o ministro da Educação, João Costa, vão participar no painel “A decisão política dos Clubes Ciência Viva”. Podes saber mais aqui