O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) apresentou, nos passados dias 10, 11 e 12 de fevereiro, no IV Congresso Internacional de Pedagogia, em Braga, os resultados de um projeto-investigação em curso no Jardim de Infância, no âmbito da Educação para a Paz. 

Este congresso teve como principal objetivo “propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos e investigações sobre o lugar e o papel da Educação na promoção e efetivação da justiça social, cultural e política, assim como dos direitos humanos numa perspetiva crítica e transformadora”, de acordo com o CIV, em comunicado. O congresso contou com personalidades da cena política nacional e internacional.

A comunicação “Educação para a Paz: o reconhecimento da bondade num ambiente educativo aberto e multicultural”, apresentada pelo Colégio Internacional de Vilamoura surge no âmbito do mote do Projeto Educativo “Educar para a bondade” e pretende dar resposta à questão inicial “De que forma o ambiente educativo pode promover uma educação para a Paz?”

Os resultados da investigação em desenvolvimento no jardim de infância, num ambiente educativo multicultural, onde convivem diariamente alunos e famílias oriundos de 24 nacionalidades diferentes, “mostram claramente que a língua e a matriz cultural não constituem uma barreira para a paz e que o ambiente educativo aberto, promotor da autonomia, da responsabilidade, do respeito, da interajuda, da cooperação interpares entre todos os intervenientes no processo educativo, constituem um exemplo inspirador para as crianças”, acrescenta o comunicado.

Foi ainda visível a “transferência das aprendizagens para o seio da família, através do uso de terminologia e de ações concretas, como uma maior empatia e cuidado com os outros ou o cuidado com a natureza e com os animais”, declara o CIV. Conclui-se, portanto que, “tal como defende Thomas Lickona, a capacidade das crianças para a bondade nasce com elas. As equipas verificaram, porém, que é necessário cultivá-la ao longo da vida e desde a mais tenra idade para que seja possível colher frutos na sociedade futura”.

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