Durante a manhã de hoje, alunos da EB 2,3 de Tadim, do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, em Braga, manifestaram-se à porta da escola a favor da construção de um pavilhão gimnodesportivo no interior da escola.
O protesto foi convocado durante uma Assembleia Geral Extraordinária realizada pela associação de estudantes. A manifestação contou ainda com a presença de encarregados de edução e alguns professores.
Com o pavilhão gimnodesportivo localizado a cerca de 350 metros da escola, os alunos têm de atravessar uma ponte situada acima da linha de caminhos de ferro e "apanhar chuva" pelo menos duas vezes por semana para frequentar as aulas de educação física. Em declarações à CMTV, uma porta-voz dos alunos afirma que "foi pedido à câmara a construção de um pavilhão quando foram feitas as obras de requalificação da escola".
Sobre o percurso até ao pavilhão, outro aluno acrescentou que além da "chuva e frio" pelos quais os alunos passam para chegar ao pavilhão. Por vezes "não há guardas-chuvas suficientes para todos" e "só há uma auxiliar para acompanhar 40 alunos", completou.