Como prevenir o discurso de ódio? Como promover a tolerância nos média? E como usar os média para o exercício da cidadania? Estas são algumas das perguntas que estão na base do desafio lançados aos estudantes.  A organização salienta, contudo, que estas são apenas sugestões de "possibilidades de abordagem". 

Nesse sentido, destaca a organização, o concurso Media@ção foca-se na "relação Media, democracia e tolerância". "Tem por objetivo contribuir para fomentar, em especial, nos alunos, o uso crítico, responsável e criativo dos média, bem como o exercício da liberdade de expressão", reforçam. 

 

Vídeo da edição 2018/2019 do concurso Media@ção 
(Fonte: Canal do YouTube do Plano Nacional de Leitura 2027)

 

 O objetivo final passa pela submissão de um trabalho que responda ao "contexto global de fechamento ao Outro" que se manifesta em fenómenos como "o terrorismo internacional, no fenómeno dos refugiados, no exarcerbar de alguns nacionalismos e em muito discurso de intolerância que circula nas redes sociais".

Este concurso é promovido pela Rede de Bibliotecas Escolas, a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, a UNESCO, a Direção Geral de Educação, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Altice, o IPDJ - Instituto Português de Desporto e da Juventude e o Plano Nacional de Leitura 2027.

Em edições passadas, o concurso incluiu ainda um conjunto de sessões de apoio técnico ao concurso para os professores orientadores dos trabalhos. As inscrições deverão abrir já depois do início do ano letivo 2019/2020. 

Para mais informações, visita: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/2130.html

 

 

Pin It