Em 2022/2023, comemoram-se os 10 anos do Sitestar.PT. Esta será uma edição especial e com novidades. Mais uma vez, os estudantes são desafiados a ser “um explorador e criador de conteúdos”.

Esta iniciativa da DECOJovem conta com a parceria do .PT e tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais, incentivando os jovens a criar sites nas suas áreas de interesse para “uma cidadania mais ativa e mais inclusiva”.

 


Quem pode participar?

Podem concorrer ao Sitestar.PT equipas de alunos e jovens pertencentes dos seguintes escalões:
Escalão 1 – Alunos com idades entre os 13 e os 15 anos a frequentar o 8º ou o 9º ano letivos.
Escalão 2 – Alunos com idades entre os 15 e os 18 anos a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem.


 

Todas as equipas que apresentem o seu projeto podem ganhar um domínio .pt, para construir o seu site, tendo a validade de 1 ano. Por essa razão, o Sitestar.PT assume-se como uma excelente oportunidade para os estudantes divulgarem as suas “ideias, iniciativas e projetos”, bem como sua escola.

 

Um desafio global

Para além de aberto a equipas de estudantes (ver caixa) dos estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal e a organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal, (desde que aderentes à rede DECOJovem), em 2022, podem também participar no Sitestar.PT escolas portuguesas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau e Timor-Leste.

 

 

 

 

As equipas devem inscrever-se e apresentar a sua proposta de site até dia 13 de janeiro de 2023. A partir daí, as propostas validadas irão receber gratuitamente o voucher “3 em 1”, que inclui ferramentas para construção do site. No final, cada elemento das três melhores equipas vai receber um prémio que consistirá num gadget ou equipamento tecnológico.

 


Quais os temas?

Os estudantes do escalão 1 podem desenvolver e criar sites sobre diferentes temáticas do consumo, tais como: a) Alimentação saudável para todos; b) Gerir bem o dinheiro; c) Para um consumo sustentável; d) Os meus direitos.

No escalão 2, os alunos poderão desenvolver sites sobre atividades e projetos em que se encontram diretamente envolvidos e que importa divulgar, que se enquadrem dentro das seguintes categorias: a) Escola Mais Digital; b) Faz a Diferença; c) Jovens com Talento e d) Escola + Sustentável.


 
Lê atentamente o regulamento em Sitestar.pt e não deixes de participar. Inscreve a tua equipa na Área do Professor DECOJovem!