Duas alunas do Jardim Escola João de Deus, em Belas, Sintra, criaram e coloriram desenhos sobre as sondas Preservarance e Ingenuity que, desde 18 de fevereiro, estão a trabalhar em solo marciano. Lúcia Caetano (3.º ano) desenhou e coloriu, enquanto Maria Reis (1.º ano) apenas deu cor a um desenho enviado pela NASA. O resultado deste trabalho foi publicado no site da agência espacial norte-americana, revelou hoje a escola, em comunicado enviado às redações.
Este projeto escolar envolveu todos os alunos entre os 5 e os 10 anos do Jardim Escola João de Deus – Belas, que trabalharam com os cientistas, os engenheiros e o staff do departamento educativo da NASA, explica a mesma fonte, sendo que "todos os estudantes envolvidos receberam certificados que atestam a sua participação neste projeto educativo".
Durante cinco semanas, o Jardim Escola João de Deus – Belas esteve em contacto com o representante da NASA Thomas Zurbuchen, cumprindo os vários passos deste projeto: os alunos começaram por saber mais sobre Marte, para depois planear a sua missão, desenhar a sua nave espacial, lançar uma missão e simular uma aterragem no planeta vermelho.
Os estudantes puderam ainda participar em três eventos em direto, acompanhando em direto a aterragem do rover Perseverence. Os dados dos alunos do primeiro ciclo que participaram nesta iniciativa vão mesmo ser integrados pela NASA num Boarding Pass que será depositado na próxima missão a Marte e lá ficarão, "fazendo parte da História da Humanidade", destaca o Jardim Escola João de Deus.
Podes consultar o trabalho das estudantes portuguesas (bem como de outros estudantes de todo o mundo) aqui.