A revelação foi feita pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas: a Direção-Geral da Saúde está a preparar um documento de apoio às escolas que inclui orientações para os procedimentos a adotar nas situações em que forem detetados casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.
"Estamos a fazer um referencial que ajude as autoridades de saúde e a comunidade educativa a, perante determinadas circunstâncias, avaliarem o risco e, dessa avaliação, tomarem as medidas proporcionais", explicou a diretora-geral, citada pela Lusa.
Graça Freitas revelou ainda que as atividades de Desporto Escolar serão pensadas numa fase posterior. "Em relação às escolas, posição da DGS é a de incentivar prática de atividade física, individual e em sala, e depois o chamado Desporto Escolar será pensado numa outra fase". Para já, explicou, está em fase de conclusão um documento sobre a prática de modalidades desportivas.
Regresso às aulas. Quais as regras para o próximo ano letivo?
A Direção-Geral de Saúde (DGS) e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) enviaram novas orientações para as escolas, relativas ao próximo ano letivo escolar. Distanciamento, uso de máscara e intervalos reduzidos são alguns dos pontos-chave ( Imagem: FreePik).
O regresso das atividades desportivas extracurriculares dentro da escola será faseada, revelou a Diretora-Geral da Saúde, uma vez que só depois de definidas as normas para cada modalidade serão emitidas orientações para a prática nas escolas
O ano letivo 2020/2021 arranca entre 14 e 17 de setembro com aulas presenciais, sendo que as escolas já receberam um documento com novas orientações para o regresso às aulas.