Os dois jovens viajantes percorrem a Rota do Atlântico e iniciam o caminho este sábado, no Cabo da Roca, em Sintra - o ponto mais ocidental da Europa continental.

A iniciativa é da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e é vivida na primeira pessoa por oito jovens europeus, entre 14 de abril e 25 de agosto. Este projeto pretende ser uma nova oportunidade de os participantes experienciarem e divulgarem o que representa a União Europeia (UE) e a sua atividade no terreno. Trata-se de uma jornada pela Europa, por quatro rotas que atravessam todo o continente. Cada uma das rotas é explorada por uma dupla de jovens de diferentes origens que partilham com a comunidade online as suas aprendizagens e histórias de viagem. A partida da Rota do Atlântico é no Cabo da Roca e termina quase um mês depois (a 16 de junho) em Roterdão, nos Países Baixos.

Em Portugal, Fabian e Yldau (que foram selecionados, entre mais de 2.000 candidatos, através de uma campanha que decorreu nas redes sociais) fazem várias paragens. Depois do Cabo da Roca, Fabian e Yldau seguem para Coimbra, chegam a Viana do Castelo na terça-feira, passando ainda pelo Porto no dia seguinte, terminando na Eurocidade Chaves-Verin. Depois, cruzam a fronteira para dar entrada em Espanha.

O grande objetivo do "Road Trip Project" é contribuir para a reaproximação dos jovens europeus à União Europeia, ao mesmo tempo que se cria uma linha de comunicação, para abrir caminho a um diálogo genuíno sobre temas europeus e a uma reflexão sobre os interesses, preocupações e experiências da Geração Y. No final, os participantes vão ajudar à produção e promoção de um guia turístico europeu por/para jovens viajantes, denominado 99 coisas para fazer na Europa.
A Rota do Atlântico é a segunda a ser lançada, depois da Rota do Mediterrâneo. Seguem-se ainda a Rota do Danúbio, entre 23 de junho e 21 de julho, e, por fim, a Rota do Báltico, de 28 de julho a 25 de agosto.

Agenda da Rota do Atlântico:
19 de maio: chegada de Fabian e Yldau a Lisboa.
20 de maio: Cabo da Roca
21 de maio: Coimbra
22 de maio: Viana do Castelo
23 de maio: Porto
24 de maio: Chaves – Verin

No total serão 4 viagens rodoviárias com a duração de cerca de um mês, 12 000 km no total, ao longo da Europa, em 4 regiões geográficas distintas.

Figuras de influência a nível local («regioneers») juntam-se à viagem durante períodos breves para proporcionar aos viajantes e seguidores um banho de cultura local. Partilharão as atividades levadas a cabo com a sua comunidade em linha. Algumas personalidades («grands témoins») irão encontrar-se com os viajantes em locais emblemáticos e conversar sobre temas relevantes.

Este projeto inclui atividades de voluntariado e a publicação de narrativas pelos viajantes nas plataformas de redes sociais, dirigidas aos seus pares. Após a viagem será apresentado um filme sobre a viagem e um guia turístico alternativo em linha (99 coisas para fazer na Europa).

Sabe mais aqui.