É cada vez mais frequente falar-se no impacto que a arquitetura das infra-estruturas tem na aprendizagem escolar dos alunos. Alguns estudos chegam mesmo a verificar que os estudantes têm um melhor desempenho escolar quando se encontram em espaços com vista para o exterior, os quais permitem uma abundância de luz natural.
Neste sentido, diversas escolas têm vindo a adaptar as suas infra-estruturas, modernizando-as tendo em conta estes aspetos, como é o caso da Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, e da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, que se encontram no ranking das 30 escolas secundárias, a nível mundial, com os edifícios modernos mais impressionantes.
Construída em 1950, a Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, sofreu o seu processo de modernização entre 2008 e 2010, contando agora com um novo edifício que dispõe de laboratórios e salas técnicas de computação, assim como oficinas mecânicas, eletrónicas e elétricas. Além disso, na parte exterior do complexo escolar existem espaços dedicados à prática desportiva. Por estes motivos, não é de espantar que esta escola portuguesa se encontre em quarto lugar do ranking das trinta escolas mais espantosas do mundo.
Por outro lado, a Escola Secundária Braamcamp Freire também ficou muito bem classificada neste ranking - na 13ª posição. Em 1986, esta escola era constituída por cinco pavilhões pré-fabricados, contudo, houve a intenção de unificar os pavilhões de modo a revitalizar a escola. Depois de um processo de remodelação, concluído em 2012, a Escola Secundária Braamcamp Freire apresenta agora espaços de aprendizagem informal, priviligiando o uso de cores primárias e formas geométricas, acrescentando assim calor e vibração aos edifícios.
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