Um dos focos deste concurso está na preparação de refeições escolares. E será precisamente isso que farão as crianças e jovens envolvidos, sendo convidados a cozinhar ao vivo as suas propostas para menus de refeições de cantinas. Simultaneamente, sublinha a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em comunicado, são criadas "oportunidades de desenvilvimento de várias competências como a autonomia, o trabalho em equipa e, naturalmente, a preparação de alimentos".

A final de dia 30 de abril vai reunir as melhores equipas e propostas de ementas apuradas nas provas regionais que decorreram durante o mês de março no Porto, Lisboa e Portalegre. No total, vão estar presentes um total de 22 equipas provenientes de 22 Eco-Escolas de várias regiões do país: desde os Açores a Braga, passando por Oliveira do Hospital, Porto ou Portimão.

22 equipas, provenientes de 22 Eco-Escolas,

marcam presença na final, em Lisboa,

no próximo dia 30 de abril.


As equipas que alcançarem o primeiro lugar em cada um dos 3 escalões em prova irão receber um forno solar de fabrico nacional, que visa incentivar as experiências sobre o recurso a outras formas de energia para a confeção de alimentos.

A iniciativa é integrada num dos projetos do Programa Eco-Escolas – Alimentação Saudável e Sustentável, que conta com o apoio do Grupo Jerónimo Martins, o principal parceiro do projeto desde 2016. Outras entidades associadas a esta iniciativa são a Direção-Geral de Educação (DGE), a Agência Portuguesa do Ambiente e a Agrobio. A organização salienta ainda o apadrinhamento do projeto por parte do Chef Loureiro que viu o seu restaurante – “A Cozinha” – galardoado, em 2018, com uma estrela Michelin.

 

IMG 6941

 

Para além dos Eco-Cozinheiros, o projeto contempla ainda outras propostas de atividades para as escolas com enfoque nas questões da alimentação, como a Brigada da Cantina, o painel dos Alimentos e as Eco-Festas.

Para mais informações, podes visitar: https://ecoescolas.abae.pt/our_news/eco-cozinheiros-estao-de-volta/

 

IMG 7164