Na receção aos convidados, a Diretora da EHTL, Ana Msoreira, realçou o objetivo desta comemoração: “fazer uma visita pela história da escola”. Ao longo dos 60 anos de vida, acrescentou, a EHTL assume-se como “uma referência no setor”, tendo em conta os “programas robustos, os projetos inovadores, as parcerias (nacionais ou internacionais) e a ligação ao setor empresarial”. 

EHTL 1
A Diretora da EHTL, Ana Moreira

A visita ao passado da EHTL esteve em evidência num primeiro painel de convidados composto por cinco antigos diretores e diretoras da escola. Durante a sessão, foram partilhados os principais desafios e evoluções registadas em cada um dos mandatos, bem como algumas histórias curiosas. Já no final da sessão, a antiga diretora, Lídia Serras realçou o que considera ser o fator que distingue a EHTL: “A energia positiva”. “É uma escola feliz, onde toda a gente vive para os alunos e onde eles são protagonistas”, reforçou.

Esse protagonismo seria mesmo literal, durante um momento de celebração que envolveu a subida de dezenas de estudantes ao palco. Oriundos de vários países, os alunos fizeram uma curta apresentação, partilhando o seu nome, nacionalidade e um traço característico da sua personalidade.

EHTL 3EHTL 2
Painel com antigos diretores (esq.) e momento da subida dos estudantes e professores ao palco (dir.)

O momento fez a passagem do passado para o presente da escola, uma dimensão que esteve também em destaque no segundo painel da tarde: “Da Escola para o Sucesso”. Durante cerca de meia hora, alguns antigos estudantes da escola partilharam as suas experiências, colocando em destaque a realidade do setor (necessidades de recrutamento ou remunerações, por exemplo).

O aniversário, recordou Ana Moreira, insere-se “numa altura particularmente feliz para o Turismo em Portugal” marcada pelo crescimento deste setor. Mais tarde, também a Secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, reforçaria esta ideia: “O Turismo tem um peso enorme na economia nacional – representa 18% das exportações e empregou 110 mil pessoas, nos últimos 3 anos”.

EHTL 6
O segundo painel da tarde foi moderado por Fernando Alvim

As comemorações foram também uma forma de destacar o papel da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa neste crescimento, a partir da formação de recursos humanos qualificados. Conforme recordou Ana Moreira, “a qualidade das instalações e a localização da escola permitem oferecer [aos alunos] uma experiência global em contexto real”. O resultado, destacou a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, são “diplomados que são um ativo [valorizado] em todo o Mundo e que todos [os empregadores] querem reter e contratar”. 

EHTL 7
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho

Dirigindo-se aos cerca de 80 estudantes presentes na plateia, a secretária de Estado destacou ainda uma mensagem: “O Mundo está nas vossas mãos”. No mesmo sentido, no dia em que se celebrou o Dia Internacional dos Direitos do Humanos, a diretora Ana Moreira realçou o papel do Turismo nesta dimensão. “Viajar, conhecer e, sobretudo, empatizar transformam-nos, fazendo de nós melhores pessoas”, concluiu.

EHTL 9

 

Pin It