Esta iniciativa reconhece, partilha e estimula projetos educativos que criam, colocam em prática e partilham boas ideias para o desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar. 

A iniciativa é da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do Psicólogo Eduardo Sá e procura projetos nas áreas de Alimentação, Estilos de Vida Saudável, Saúde, Sustentabilidade, Espaço Escolar, Digital, Envolvimento da Família, Cidadania, Inclusão, Flexibilidade e Atividades.

Todas as escolas podem candidatar-se AQUI. Os projetos serão posteriormente analisados por um júri. O projeto vencedor ganha 5.000€ (cinco mil euros) em livros LeYa e 6.000€ (seis mil euros) em equipamento para a escola (oferta da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa). No ano letivo anterior, a Escola Amiga da Criança contou com mais de 3 mil candidaturas. 

A Escola Amiga da Criança pretende, pelo terceiro ano consecutivo, estimular as comunidades educativas e a sociedade em geral a olharem de forma renovada e inspirada para os aspetos primordiais do desenvolvimento dos alunos. A 3ª edição da Escola Amiga da Criança conta com o apoio da Staples Portugal, Católica do Porto Business School, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, Promethean, The Inventors, Fundação Altice, Diese, Associação ACEGIS, CMiranda, Glam, Ekui, Museu do Brincar, Valormed, Sociedade Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, Solfut e REN.