A Escola Digital e a Escola Profissional de Braga (EPB), instituições do ensino profissional do Grupo Rumos, têm na sua oferta formativa a Cisco Networking Academy (NetAcad), uma certificação que possibilita aos seus alunos dos cursos de informática, a obtenção de competências técnicas adicionais com a possibilidade de obter uma tripla certificação à saída do seu curso: certificação escolar do 12º ano, profissional nível IV e certificado Cisco CCNA Academy.
A maioria dos setores laborais estão em dificuldades, no entanto, há áreas que parecem imunes à crise como a de tecnologias de informação, informática, ou marketing que são apostas ganhas para quem quer sair de uma situação de desemprego.
Mas de que forma é possível enveredar por estas profissões “imunes à crise”. Será necessário um curso superior? A Cisco Networking Academy é uma sugestão para quem quer evitar o desemprego e ter uma carreira profissional assegurada.
Neste contexto, a Escola Digital e a EPB oferecem aos seus alunos o acesso ao currículo de formação Cisco e a possibilidade de obtenção da sua certificação CCNA, um fator de diferenciação do aluno no mercado de trabalho, tendo em conta o elevado reconhecimento e procura por parte das empresas empregadoras deste perfil.
O Programa Cisco® Networking Academy é uma aposta do Grupo Rumos na inovação pedagógica e tecnológica em ambas as escolas e consequentemente valorizar os seus alunos dos cursos das áreas de tecnologias de Informação com certificações com reconhecimento internacional. Este programa existe há mais de uma década e conta já com 160 academias no nosso país. Tem como objetivo estabelecer parcerias com a comunidade educacional, desde universidades, escolas secundárias e outras entidades na área da educação, para ajudar estudantes, em todo o mundo, a iniciar carreiras promissoras na área da tecnologia da informação, mais especificamente na área das redes de comunicação de dados. A Cisco coloca ainda à disposição das academias um portfólio de cursos e os respetivos materiais pedagógicos e equipamentos, desde os mais complexos aos mais simples e fundamentais.
A academia Cisco é composta pelos seguintes cursos e módulos: o curso CCNA Discovery que integra quatro módulos ( Networking for Home and Small Businesses, Working at Small-to-Medium Businesses or ISP, Introducing Routing and Switching in the Entreprise, Designing and Supporting Computer Networks). Existe ainda o curso CCNA Exploration que integra os módulos de Networking Fundamentals, Routing Protocols and Concepts, LAN Switching and Wireless e Accessing the WAN.
Esta oferta integra formadores certificados, bem como laboratórios equipados para sustentar a execução de diversos trabalhos práticos que pretendem simular cenários reais, e um portal Cisco (http://cisco.netacad.com) que fornece todos os materiais necessários para o estudo dos alunos.
Todos os anos, a Cisco Networking Academy dá formação a centenas de milhares de estudantes em todo o mundo, de modo a adquirirem as competências necessárias com o objetivo de melhorarem a sua carreira profissional. Com 10 000 academias em 165 países, a Networking Academy atribui certificações reconhecidas pelas empresas de TI.
De acordo com Luis Sebastião, da direção da Escola Digital, “as academias Cisco disponibilizam diversos cursos de formação dos quais se destaca o CCNA por ser a base de toda a progressão na aprendizagem das tecnologias Cisco e de redes de computadores. Depois de ter atingido o patamar de CCNA, os alunos podem progredir dentro das academias para diferentes caminhos, desenvolvendo os seus conhecimentos para níveis cada vez mais profissionais e podendo por isso, aspirar a ser melhor remunerados”.
Assim, atingido o CCNA é possível ter as seguintes certificações: Fundamentals of Wireless LAN (Redes Sem Fios), CCNP - Cisco Certified Network Professional (Routing e switching avançado), CCVP – Cisco Certified Voice Professional (VoIP), CCSP – Cisco Certified Security Professional (Segurança).
Luís Sebastião conclui defendendo que “as Cisco Networking Academies são programas de formação especializada em tecnologias de informação, organizadas a uma escala mundial, com o principal objetivo de ensinar os alunos a projetar, construir, solucionar problemas relacionados com redes de computadores seguras, que trarão como resultado, maior empregabilidade para os seus alunos, maior acesso a uma mobilidade e oportunidades de trabalho a uma escala internacional".