A novidade foi partilhada pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na Assembleia da República, durante uma audição da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto: cerca de 600 mil computadores adicionais vão ser adquiridos no âmbito do programa Escola Digital.
De acordo com o membro do Governo, o concurso público internacional já foi lançado, sendo que esta aquisição vai "permitir a tão ambicionada universalização desta medida". A compra será realizada em vários lotes, de forma a facilitar o processo de entrega. O investimento nestes novos lotes de equipamento rondará os 180 milhões de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Durante este ano letivo, as escolas portuguesas já receberam cerca de 450 mil computadores (que incluem ligação à Internet e acessórios como mochila e auscultadores) para serem usados por alunos e professores. Desta forma, o saldo total de computadores portáteis adquridos pelo Governo, em 2021, será superior a um milhão, um valor que Tiago Brandão Rodrigues destaca como "um gigantesco salto de escala e um enorme desafio logístico".