Com o objetivo de "alertar a comunidade escolar para as consequências de uma alimentação desequilibrada para a saúde, a Escola Profissional Amar Terra Verde assinalou o dia 16 de outubro, Dia da Alimentação, com um conjunto de atividades que envolveram todos os alunos.

O dia começou com a visualização de uma apresentação sobre a importância da alimentação na saúde, alertando para "o excesso do consumo diário de açucar, sal e gorduras". Durante as atividades, os estudantes tiveram ainda a possibilidade de assistir a uma explicação da "importância da análise correta dos rótulos dos alimentos", explica a EPATV, em comunicado, colocando depois em prática os conhecimentos adquiridos, ao fazer a análise nutricional de vários alimentos.

 

 

Ao mesmo  tempo, na zona do bar da escola, foi colocada uma mesa com alguns alimentos, sendo destacada a sua tabela nutricional e a quantidade de açúcar que contém. As atividades do Dia Mundial da Alimentação foram realizadas colaborativamente entre os diversos cursos e grupos da EPATV, explica esta escola profissional, situada em Vila Verde, distrito de Braga.

"Atualmente dispomos de muito pouco tempo e somos confrontados com uma grande oferta de produtos alimentares, muitas vezes acompanhada de campanhas de marketing muito agressivas e apelativas, dificultando assim uma escolha correta e acertada sob o ponto de vista nutricional", destaca a EPATV, justificando esta atividade que se insere no domínio saúde da componente de cidadania e desenvolvimento.

 

Refeições saudáveis

No dia da Alimentação, as refeições estiveram também em destaque. Durante a manhã, toda a comunidade escolar teve a oportunidade de escolher um lanche saudável (bolachas nutritivas de maçã, aveia, amêndoas e sementes de sésamo e papoila, produzidas e servidas pelos alunos do curso de Restaurante/Bar, acompanhadas por um sumo natural de frutas).

Já para o almoço, o curso de Restauração-Cozinha/Pastelaria confecionou uma ementa constituída por uma salada de peito de pato e citrinos para entrada, uma espetadinha de frango e legumes, acompanhada de arroz e cogumelo recheado, e para a sobremesa uma salada de frutas diferente e bastante colorida.

O almoço foi servido pelos alunos do curso de Restaurante/Bar. O terceiro ano do curso de Restauração-Cozinha/Pastelaria produziu ainda um vídeo com a confeção de uma proposta para um pequeno almoço ou lanche saudável: aveia com fruta e iogurte natural.

Para saber mais sobre a Escola Profissional Profissional Amar Terra Verde, visita: https://epatv.pt/