Decorreu, entre os dias 26 e 30 de abril, a 10.ª edição do CanSat Portugal, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. 14 equipas de alunos do secundário foram desafiados a construir o modelo de um microssatélite do tamanho de uma lata de refrigerante. No total, participaram nesta prova cerca de 90 alunos e professores de todo o país, explica a organização, em comunicado. 

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado em parceria com a Ciência Viva. Ao longo do ano letivo de 2022/2023, desafiados a dar ‘vida’ ao projeto científico, os alunos e professores que integram as equipas fizeram experiências para a realização de um CanSat que tinha por objetivo “sobreviver” a um lançamento por rocket, a uma altitude de 1000 metros, aterrando de forma segura.

 

 

As equipas tiveram duas missões integradas: a missão primária, com medições da temperatura do ar e da pressão atmosférica e a transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, e a missão secundária, definida pela própria equipa.

A Escola Secundária José Saramago (EDER SAT) foi a grande vencedora e a responsável da equipa e professora de Redes de Comunicação e Arquitetura de Computadores, Vera Silva, justifica a vitória pela “perseverança, o trabalho de equipa, o esforço e a dedicação dos alunos”. Com esta vitória a equipa será a futura representante de Portugal na European CanSat Competition e, tendo em conta a responsabilidade, pretendem melhorar o projeto consoante as críticas construtivas do júri.

Para saber mais, clica aqui.