Esta iniciativa, que decorre durante o mês de junho, envolve os alunos que frequentam a Unidade Curricular de Fisioterapia em Gerontologia, numa atividade de trabalho de campo voluntário. Os alunos irão avaliar um conjunto de idosos, identificados previamente pela Junta de Freguesia.
A avaliação incide sobre as condições de mobilidade dos idosos dentro das suas casas e nas zonas mais próximas. Serão avaliados os espaços de circulação, as barreiras arquitetónicas, condições de iluminação e de segurança. Pretende-se com este trabalho de campo identificar possíveis situações de risco, particularmente risco de queda, que condicionem a segurança dos habitantes da zona do castelo ou limitem a sua capacidade de circulação. Também será realizada uma breve avaliação dos moradores, que permita identificar possíveis limitações em função da sua residência e zona circundantes.

Nesta fase de trabalho estão já identificadas mais de três dezenas de habitações que serão avaliadas, podendo vir a ser incluídas mais habitações, dependendo do tempo disponível dos alunos. No final os alunos elaborarão relatórios individuais das habitações/moradores, sugestões de intervenção/melhoria e uma análise do conjunto de avaliações que serão fornecidos à Junta de Freguesia de Castelo Branco, para que possam ser estudadas possíveis soluções para a resolução das dificuldades identificadas.