É com o objetivo de promover e valorizar o estatuto e carreira dos professores que a revista Forum Estudante promove, durante o ano de 2023, o Ano Nacional dos Professores. O conceito base desta iniciativa, que será disseminado ao longo do próximo ano, resume-se na frase “Ser Professor – a forma mais eficaz de construir um mundo melhor”.

Este trabalho será realizado pela revista Forum Estudante, em parceria com várias entidades como estabelecimentos de ensino público e privado, estudantes ou profissionais da área da Educação, mas não só. "Este é um projeto de 10 milhões de portugueses", explicou o fundador e CEO da revista Forum Estudante, Rui Marques, durante a sessão de apresentação do projeto, que se realizou hoje online.

 

 

A dinâmica da iniciativa é descentralizada, organizada numa perspetiva colaborativa, tendo por base uma plataforma onde será possível a qualquer cidadão ou instituição, a partir de amanhã, inscrever propostas de atividades. "Temos a certeza que existirão centenas de iniciativas a decorrer por todo o país", sublinhou Rui Marques. 

O objetivo comum dessas ações passará por promover experiências inspiradoras que, através de eventos, programas, prémios ou projetos, valorizem a carreira docente e os professores portugueses, promovendo o seu potencial transformador e a importância fundamental para o país.

 

Por um mundo "melhor e mais justo"

Durante o lançamento oficial do Ano Nacional dos Professores, Rui Marques explicou que, através desta iniciativa nacional se pretende "dar relevância a um conjunto de pessoas que marcam a nossa vida e ajudam a construir um mundo melhor e mais justo" – os professores. 

 


«Uma sociedade não pode progredir verdadeiramente sem os seus professores. São estes homens e mulheres que ajudam a construir um mundo melhor»
Rui Marques, CEO da revista Forum Estudante 


 

Realçando que existem "vários desafios relacionados com a profissão" como questões ligadas à carreira, progressão ou vencimento, Rui Marques sublinhou que o Ano Nacional dos Professores pretende destacar um elemento em específico: "A ideia de que uma sociedade não pode progredir verdadeiramente sem os seus professores. São estes homens e mulheres que ajudam a construir um mundo melhor". 

"A Revista Forum Estudante nasceu para os estudantes, mas também para e com os professores", destacou depois o Diretor da Forum Estudante, Gonçalo Gil. Ao longo dos 31 anos de existência, acrescentou, esta publicação "tem sido uma revista centrada em oferecer formação e informação para os estudantes". "Este trabalho não é possível sem os professores", reforçou. 

 

 

 

"A melhor profissão do mundo"

Para o Presidente do Conselho de Escolas, António Castel-Branco, também presente na sessão, esta iniciativa pode ter um papel importante na resposta à "grave falta de professores no sistema", uma vez que "um dos passos importantes passará por dignificar a profissão e a carreira de professor".

A mesma ideia foi destacada por António Cunha Pereira, da Federação de Associações de Pais de Gaia, que destacou a forma como "o reconhecimento pela profissão de professor foi esmorecendo ao longo do tempo". "Penso que o próximo ano pode ajudar todas as partes da comunidade escolar a perceber de que forma podemos ajudar os professores, possibilitando também exercícios de empatia", acrescentou. 

 


"Penso que o próximo ano pode ajudar todas as partes da comunidade escolar a perceber de que forma podemos ajudar os professores, possibilitando também exercícios de empatia"
António Cunha Pereira, Federação de Associações de Pais de Gaia


 

Também o Presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, Filinto Lima, realçou a importância do trabalho de valorização da profissão de professor, que classificou como "a melhor profissão do mundo". Para o responsável, "os professores estão desgastados", devido a questões como a burocratização, avaliação de desempenho injusta, falta de apoios, vencimentos baixos e precariedade. Por essa razão, concluiu, "felicitamos esta iniciativa, para que nos olhemos, durante todo o ano, para esta classe"

 

A voz dos estudantes

Durante a sessão de lançamento do Ano Nacional dos Professores, foi ainda possível ouvir a opinião dos estudantes sobre o tema da valorização da carreira de docente. "Durante o meu percurso, encontrei professores que me fizeram acreditar em mim e no meu potencial", destacou o estudante da Universidade do Porto, Tiago Oliveira. "Por vezes, os professores são esquecidos e isso está errado. Devemos valorizar sempre estas pessoas", acrescentou o também fundador da associação Easy Future

 

 

A estudante do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Dalila Gonçalves, deixou depois um agradecimento a todos os professores que "se esforçam para que os seus alunos tenham um futuro melhor". A estudante destacou também o papel dos docentes no estímulo ao seu desenvolvimento: "Sempre me mostraram que eu era mais do que uma nota num teste". 

Para outra das estudantes presentes na sessão, Rafaela Anastácio, aluna da licenciatura em Psicologia da Universidade do Minho, o papel dos professores é fundamental em momentos como o apoio à tomada de decisão ou o estímulo para o trabalho associativo, por exemplo. "Penso que esta iniciativa é fundamental", referiu, antes de concluir: "acredito que todos nós estamos gratos a pelo menos um professor, na nossa vida. Sem estas pessoas, não estaríamos onde estamos hoje".