Foi à margem da visita à Escola Técnica Profissional da Moita que o primeiro-ministro António Costa revelou que o apoio para jovens famílias incluído no Orçamento de Estado para 2020 (atualmente em discussão na Assembleia da República) abrangerá também os alunos do ensino profissional, depois de aprovado.
Desta forma, garantiu António Costa, os estudantes do Ensino Profissional, "quando concluírem o curso, nos primeiros três anos de trabalho, beneficiarão deste desconto de impostos previsto no Orçamento do Estado". Recorde-se que este apoio consiste numa isenção parcial no IRS, durante os primeiros três anos de trabalho (30% no primeiro ano, 20% no segundo e 10% no terceiro).
O primeiro-ministro António Costa, durante a visita à ETPM (Créditos: Escola Profissional da Moita)
Neste momento, o Orçamento de Estado para 2020 encontra-se em discussão na especialidade (artigo a artigo). A votação global final está marcada para amanhã.
A comitiva que visitou a ETPM incluía também a secretária de Estado da Ação Social, o secretário Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro e o presidente do Instituto da Segurança Social. A visita permitiu ainda conhecer o Restaurante de Aplicação “A Oficina”, com um coffee break confecionado e servido pelos jovens ETPM.