O desafio "Heróis da Fruta", que já envolveu desde a sua criação mais de 1 milhão de crianças de todo o país, está de regresso para a sua 15ª edição. Até ao momento, já se encontram inscritos no ano letivo de 2025/2026, cerca de 30 mil alunos de mais 1.500 turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo para participar no "maior desafio escolar sobre alimentação saudável em Portugal"

Uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), o "Heróis da Fruta" aumentou em média "22,6% a ingestão de lanches escolares mais nutritivos nas turmas participantes". Os dados retirados do relatório de impacto do ISAMB/FMUL (Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), indicam ainda que por causa do programa, "52,8% das crianças experimentaram pela primeira vez alguma fruta ou hortícola nova"

 

 

 

 

A edição deste ano garante que "todas as turmas que completarem o desafio de 5 semanas" vão receber prémios de participação. Os alunos e professores participantes vão receber diplomas, autocolantes "Heróis da Fruta" e um pack de vouchers familiares com entradas gratuitas em experiências educativas e de lazer. Uma bandeira "Missão Cumprida", o acesso ao livro-jogo Heróis da Fruta e sementes para plantar na horta escolar são outros dos prémios disponíveis. 

Este ano letivo, o "Heróis da Fruta" conta com a parceria do BNP Paribas Cardiff Ibéria, a qual o presidente da APCOI, Mário Silva, vê como fundamental. "Esta parceria é fundamental para continuarmos a oferecer gratuitamente este projeto educativo a cada vez mais crianças, inspirando hábitos transformadores para a sua alimentação com impactos muito possitivos na sua saúde", explica Mário Silva. 

Podem participar neste programa turmas de pré-escolar e 1.º ciclo, de escolas públicas e privadas de todo o país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e Açores. As inscrições para o "Heróis da Fruta" podem ser feitas aqui