A All4Integrity, associação e rede global de origem portuguesa com o intuito de promover uma cultura de integridade e a promoção “de iniciativas, programas e soluções para a prevenção e combate à corrupção”, abriu as candidaturas para a 3ª edição do programa RedEscolas Anticorrupção. As inscrições para aderir vão do dia 11 de setembro a 27 de outubro.
O RedEscolas Anticorrupção foi criado em 2021, como um programa de literacia escolar anticorrupção. Os seus objetivos passam por promover “ o desenvolvimento de uma cidadania esclarecida e ativa, em contexto local, junto dos jovens em idade escolar”, tendo por base os valores de uma democracia participativa.
Direcionado para alunos entre o 7º e o 12º ano, o roteiro pedagógico da iniciativa está assente em pilares orientadores como “Conceitos, Atores, Consciencialização, Ação e Impacto(s)”.
O número de escolas participantes no programa RedEscolas Anticorrupção triplicou nas duas primeiras edições, contando, neste momento, com o “envolvimento direto de 5500 alunos e 107 professores, atores fundamentais para, localmente, dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido”.
Atualmente, são mais de 13 associados aqueles que se uniram à iniciativa para “ajudar a libertar Portugal da corrupção” e o projeto encontra-se presente em países como Moçambique, Macau e Irlanda do Norte.
Para saber mais sobre o programa e efetuar a adesão da escola à RedEscolas Anticorrupção, clica aqui.