O edifício será construído no Campus do IPCA, em Barcelos, com preocupações ambientais, nomeadamente, vai integrar materiais que contribuam para uma maior eficiência energética, dando especial atenção aos sistemas de climatização e iluminação. O M-Factory Lab terá uma área total de 644 metros quadrados e terá dois pisos: o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com salas de aula devidamente equipadas.

Inspirado no futuro do fabrico industrial - Factory 2050 - e nas tendências das oficinas inteligentes no sector automóvel, o M-Factory Lab apresentará um layout adaptativo às necessidades evolutivas, com bastante flexibilidade na distribuição da sua área total de 644 metros quadrados distribuída por dois pisos: o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com uma sala de aulas devidamente equipada e com vista panorâmica para as oficinas.

É ainda propósito do IPCA criar no M-Factory Lab um laboratório de maquinação avançada com tecnologias exploratórias para a industria 4.0 e uma oficina automóvel equipada com a mais recente tecnologia da BOSCH, recorrendo ao conceito CONNECTED REPAIR que permitirá, entre outros, acolher estudantes que pretendam realizar o seu estágio curricular inserido em programas que o IPCA desenvolve com empresas protocoladas e apoiar a inovação e transferência de tecnologia para a indústria.

Na assinatura do contrato com a Costeira Engenharia e Construção SA, empresa vencedora do concurso público, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se bastante satisfeita com a construção da M-Factory Lab: "Esta é a minha primeira obra enquanto Presidente do IPCA Já inaugurei algumas obras que vieram do mandato do Professor João Carvalho. Vou acompanhar o processo continuamente e garantir que será uma obra bem sucedida pois ela vem colmatar uma falha importante nas infraestruturas de ensino e investigação aplicada".

Uma empreitada no valor total de cerca de 800 mil euros cujos trabalhos iniciar-se-ão em breve no Campus do IPCA, em Barcelos, e estima-se que fique concluída até ao final deste ano.