A conferência conta com a participação de centenas de especialistas, investigadores e estudantes, vindos de todas as regiões do mundo, que, durante três dias, irão partilhar os seus conhecimentos e experiências. Serão abordados os principais desafios dos movimentos migratórios e da cooperação global, que é hoje uma prioridade na agenda mundial. A pressão migratória crescente, o registo de conflitos armados, o aumento do número de refugiados, a divisão demográfica entre o norte e o sul, as alterações climáticas e a revolução digital moldaram de forma crucial o fenómeno migratório nos últimos anos.

O evento está estruturado em painéis temáticos com cerca de 100 sessões paralelas, que se debruçam sobre diversas temáticas, incluindo mobilidade humana, economia, trabalho, integração, insegurança, diversidade e minorias, bem como padrões espaciais, cultura, artes e aspetos jurídicos e políticos. O programa científico incluirá apresentações orais, posters e espaços de debate e discussão.

Várias edições da The Migration Conference tiveram lugar desde 2012. Para a edição de 2018, a Conferência conta já com nomes como Joaquín Arango, da Universidade Complutense de Madrid; Ruba Salih, da Universidade de Londres; Jeffrey H. Cohen, da Ohio State University; Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações (Portugal); Michelle Leighton, da International Labour Organization; e Philip L. Martin, da Universidade da Califórnia. A conferência é co-organizada pela Universidade de Lisboa, através do ISEG (SOCIUS/CSG) e do IGOT. As inscrições estão abertas até dia 9 de junho.

Consulta mais informações aqui.