Até dia 20 de setembro, três jovens cientistas portuguesas vão representar Portugal na 36ª edição do EU Contest For Young Scientists (EUCYS), organizado pela Comissão Europeia, e que se realiza este ano em Riga, na Letónia. Este ano vão a concurso 85 projetos científicos, desenvolvidos por cerca de 150 jovens cientistas, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, e originários de 40 países

As estudantes da Escola Secundária da Azambuja, Madalena Silva e Neuza Rodrigues, sob a coordenação da professora Margarida Soares, levaram para Riga o projeto “Utilização de cabelo humano na adsorção de corantes de águas poluídas”. O projeto estudou "a utilização de cabelo humano como material adsorvente, através da sua capacidade de remover corantes (Azul de Metileno) de soluções aquosas, testando diferentes parâmetros e avaliando o processo em modelos de adsorção (Langmuir e Freundlich)". "Os resultados mostraram rendimentos de cerca de 90% em apenas 30 minutos, comprovando que o cabelo pode ser um adsorvente promissor de corantes em efluentes industriais", explicou a Fundação da Juventude em comunicado.

 

31Mai25 FDJ 627 1

 

Já a estudante Carolina Coelho, da Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, e com a orientação da professora Elsa Alves, desenvolveu o estudo Observational constraints on vector-like dark Energy”Através deste trabalho, a aluna analisou "um modelo alternativo ao modelo canónico CDM, chamado tríade cósmica, que utiliza campos vetoriais em vez de escalares para explicar a energia escura". A Fundação da Juventude acrescentou que esta foi a "primeira vez" que foi feita uma comparação entre estes modelos "com dados observacionais, recorrendo a análises estatísticas e dados cosmológicos, concluindo-se que os campos vetoriais são uma alternativa viável ao CDM, que é uma descrição aproximada da evolução cosmológica".

Os primeiros lugares na competição recebem um prémio de 7500 euros, com os segundos e terceiros classificados a receber um valor de 5.000 e 3.500 euros, respetivamente. Há ainda a hipótese de se receber uma mênção honrosa ou um prémio especial, e assim ganhar visitas aos "maiores e mais importantes laboratórios da Europa ou dois dias no Joint Research Center, centro de produção de conhecimento para a União Europeia".

Os resultados do EUCYS vão ficar a ser conhecidos na cerimónia de encerramento, que se realiza sexta-feira, 19 de setembro.

Podes saber mais sobre o EUCYS e a sua 36ª edição aqui