A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, revelou que o Ministério da Educação vai reforçar a equipa de nutricionistas com a contratação de 15 profissionais no próximo ano letivo. Citada pela Agência Lusa, a bastonária saudou a medida, apesar de “pecar por tardia”.

Alexandra Bento esteve reunida na segunda-feira com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, que adiantou que o concurso público está pronto, encontrando-se neste momento na secretaria de Estado do Orçamento. A bastonária salienta o papel destes profisisonais ao acompanhar e apoiar as escolas no cumprimento de uma estratégia para o funcionamento das cantinas.

 


Ordem dos Nutricionistas recomenda alargamento do período de almoço,
criação de diferentes horários de refeições e lotação reduzida nas cantinas


 

Na reunião com o governo, a Ordem dos Nutricionistas deixou algumas orientações para a criação desta estratégia. O documento inclui, de acordo com a Agência Lusa, um conjunto de cenários que vão desde o funcionamento dos refeitórios com horários alargados, ao regime de ‘take-away’, definindo até medidas para o caso de as escolas voltarem a encerrar.

 

Cantinas em tempos de Covid-19

Algumas das orientações entregues ao ministério estão presentes no documento “Alimentação escolar em tempos de Covid-19”, entretanto já publicado no site da Ordem dos Nutricionistas. Alargamento do período de almoço, criação de diferentes horários e lotação reduzida são algumas das medidas propostas.

Por outro lado, destaca a ordem, o regime de ‘take-away’ deverá ser adoptado pelas escolas que não conseguem cumprir as medidas. De igual forma, para Alexandra Bento, caso o funcionamento dos estabelecimentos de ensino tenha de ser novamente interrompido, as cantinas não devem parar, devendo as escolas informar os encarregados de educação sobre as alterações no fornecimento de refeições escolares e as opções disponíveis.