Depois de, em 2020, se ter registado o número mais alto de candidatos à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público desde 1996, 2021 voltou a registar um novo recorde no mesmo período. No total, 63.878 estudantes candidataram-se à primeira fase do CNA, um valor que representa um aumento de 1203 candidatos (2%) face ao ano letivo passado.

Tendo em conta que, em 2021, o CNA disponibiliza 52 mil vagas, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, já anunciou que será realizado um reforço excecional das vagas inicialmente disponibilizadas, para que "ninguém fique de fora". Em entrevista à SIC Notícias, Manuel Heitor explicou que poderão ser transferidas vagas não preenchidas dos concursos especiais e das vagas reservadas para estudantes estrangeiros, num processo aberto através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

 

 

 

 

Para tal, foi agendada uma reunião da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior para análise das soluções disponíveis para o aumento de vagas, no dia 24 de agosto. De igual forma, Manuel Heitor revelou que estão a ser realizados contactos com instituições como o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e com o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP).