Durante o ano leitvo passado, um total de 411.995 estudantes passaram pelo ensino superior. Segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior, este número representa a maior taxa de crescimento anual dos últimos 10 anos. Em comparação com o ano letivo anterior, registam-se mais 15 mil inscritos que correspondem a um crescimento de 4%.
De igual forma, este número total de estudantes é também um "novo máximo histórico", acrescenta da DGES, superando os números registados em 2010/2011, quando cerca de 403 mil estudantes passaram pelo ensino superior.
ciencia_pt: ?Número de inscritos no ensino superior atinge máximo histórico de 412.000 ??????, no último ano letivo 2020/21
— DGES - Direção Geral do Ensino Superior (@dges_pt) September 30, 2021
?Com a taxa de crescimento anual mais elevada da última década, de acordo com as estatísticas hoje divulgadas pela Direção-Geral … pic.twitter.com/n8YPUdvODx
Estes dados "mostra uma evolução crescente e contínua do ciclo de expansão do ensino superior verificado desde 2015", destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, citado pela Agência Lusa. Em 2015, o número total de estudantes rondava os 350 mil.
Politécnicos e Universidades
Os dados da DGES evidenciam ainda que cerca de 80% dos estudantes de ensino superior estão inscrito em instituições do ensino superior público. De igual forma, na comparação entre o ensino politécnico e universitário, regista-se um maior crescimento no número de inscritos nos institutos politécnicos, que representam agora 37% do total.
Destaque ainda para o facto de 57% do total de estudantes estar inscrito em cursos de licenciatura. Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais registam um novo máximo histórico, com cerca de 18 mil estudantes (cerca de 4% do total).