No passado dia 22 de janeiro, teve lugar, na Escola Básica e Secundária da Bemposta a sessão de lançamento do IN:FORMAT, o programa de literacia digital e mediática da Fundação da Juventude. A iniciativa, que conta com a empresa de telecomunicações NOS como investidora social nesta região, pretende "capacitar 18 mil jovens estudantes, dos quais 8 mil de escolas da região do Algarve, em competências de programação, como codificação e ciência da computação, e literacia mediática, com especial foco na leitura correta da informação que encontram na internet e nas redes sociais".

O IN:FORMAT é um projeto que se destina a alunos do 1.º ao 10.º ano de escolaridade, de caractér gratuito, e que tem como principais objetivos "promover a capacitação digital e contribuir para o combate ao abandono escolar precoce na região, com especial foco nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)". O programa também aposta na formação dos professores para garantir a continuidade das aprendizagens e a sustentabilidade do impacto nas escolas. 

 

 

 

 

Ao longo deste programa, procura-se que os estudantes também desenvolvam competências como a criatividade, a autonomia, o pensamento crítico e a cidania ativa. Os participantes vão, de acordo com o Digital Insidecontactar com metodologias práticas e imersivas, recorrendo a ferramentas como o Minecraft Education Edition - uma versão adaptada do jogo para contextos de aprendizagem -, e o microcontrolador Micro:Bit, uma ferramenta usada para ensinar lógica e pensamento computacional. 

Além do Algarve, o IN:FORMAT vai abranger mais regiões como o Centro e o Alentejo, onde conta com investidores sociais como as Aldeias do Xisto e a Delta Cafés. Podes saber mais sobre o programa da Fundação da Juventude aqui