O Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP) realiza, nos dias 24 e 25 de fevereiro, a 15.ª edição do OPOMUN - Oporto Model United Nations, iniciativa que reúne mais de uma centena de alunos de nove escolas nacionais e internacionais, numa recriação da Organização das Nações Unidas (ONU) onde são debatidos os grandes temas da atualidade internacional.

Nesta edição, a par do que acontece no plano internacional, o conflito russo ganha especial destaque, ao lado de temas da atualidade presentes nas comissões das Nações Unidas, como a COP26 e os países que resistem à descarbonização, o controlo Talibã de 2021, e as reivindicações chinesas no mar do Sul da China.

A secretária geral do OPOMUN, Franchesca de Abreu, destaca "o privilégio de ter a oportunidade de falar sobre tópicos tão atuais com colegas que, como nós, acreditam que podem fazer a diferença”. Acrescenta ainda a oportunidade de “conhecer pessoas novas, de países diferentes, e aprender muito para além do que se ensina na sala de aula”.

A iniciativa, organizada anualmente por alunos do CLIP, decorre este ano ainda em formato online, com alguns estudantes a participarem nos comités a partir de casa, nomeadamente em Portugal, Espanha e Itália. 

Para saberes mais clica aqui.