Tendo em conta o "lugar prioritário" que "o ensino profissional tem vindo a ganhar na formação dos alunos", a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda apostou na criação de um programa educativo que prepara os estudantes "para a entrada no mercado de trabalho, através da promoção da literacia financeira", explica a organização do programa, em nota enviada às redações. 

O programa aposta numa abordagem "prática e lúdica da educação financeira", recorrendo a uma plataforma digital onde os conteúdos, jogos e vídeos seguem o Referencial de Educação Financeira. A revisão científica ficou a cargo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

 

 

Temas como "planeamento e a gestão do orçamento familiar", "produtos financeiros básicos", "direitos e deveres dos consumidores" ou "prevenção da fraude" são exemplos das questões abordadas no programa. O objetivo final, acrescenta a mesma fonte, passa por "promover o sucesso escolar, pessoal e profissional dos alunos, bem como a sua capacitação enquanto futuros consumidores mais conscientes e informados". 

 

Ministro destaca parceria

Durante a apresentação do programa, a 11 de novembro, o ministro da Educação, João Costa, destacou a pertinência do projeto. “Há aqui um grande mérito nesta escolha de um projeto dedicado ao ensino profissional”, disse, antes de acrescentar: “Isto são ferramentas para a vida, em relação às quais a escola não pode passar ao lado".

João Costa destacou ainda a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda como “um parceiro extraordinário do Ministério da Educação, não só na promoção de atividades, mas também na promoção da capacitação dos professores e na publicação dos Referenciais que permitem que os professores tenham materiais de apoio nas escolas”.

O projeto piloto “Por Tua Conta” teve início no passado ano letivo e envolve 1200 alunos e 77 professores de de 41 escolas da Área Metropolitana do Porto. Podes saber mais sobre este programa aqui